terça-feira, 3 de junho de 2014

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos na arquidiocese terá três celebrações ecumênicas

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs no Brasil (Conic) promove entre os dias 1 e 8 de junho a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SUOC). Durante toda a semana são realizados diversos momentos ecumênicos de espiritualidade e reflexão. O tema da SUOC 2014 é “Acaso Cristo está dividido?” (1Cor 1, 1-17). A Arquidiocese de Olinda e Recife participa através da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso presidida pelo frei Tito Figuerôa.

Até o próximo sábado serão realizadas três celebrações. A primeira delas será nesta quarta-feira, 4, a partir das 18h, na capela da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), bairro da Boa Vista, área central do Recife. Haverá encontro na sexta-feira, 6, na Paróquia Anglicana Jardim das Oliveiras, no bairro de Setúbal, Zona Sul do Recife. A última celebração será no bairro de Rio Doce, em Olinda, na Capela Espírito Santo a partir das 19h.

Frei Tito solicita que as paróquias, comunidade e instituições religiosas rezem durante este período a Oração pela Semana de Orações. A prece deve ser rezada no final da Missa ou de outra celebração.

Oração para a Semana de Orações pela Unidade

Ó Eterno Pai, nas divisões entre nós, cristãos, damos a impressão de que “o Cristo Jesus está dividido”, como reclamou o apóstolo São Paulo, a respeito do comportamento da comunidade de Corinto. Por isso vos pedimos perdão, Senhor Deus, e a graça de nos motivarmos a sempre construir a unidade e a tolerância fraterna, entre nós e nossos irmãos, e deste modo sermos sinal de esperança e compromisso, sob a força transformadora do Espírito Santo. Amém.

História - Promovida mundialmente pelo Conselho Pontífice para Unidade dos Cristãos (CPUC) e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios. 

No hemisfério Norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) é de 18 a 25 de janeiro. Essas datas foram propostas em 1908, por Paul Watson, pois cobriam o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo, e tinham, portanto, um significado simbólico.

No hemisfério Sul, por sua vez, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes (como foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926), que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados.

CELEBRAÇÕES DA SEMANA DE ORAÇÕES PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS/ SOUC

04 de junho (quarta-feira)
Local: Capela da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)
Rua do Príncipe, 526, Boa Vista – Recife
Horário: 18 h

06 de junho (sexta-feira)
Local: Paróquia Anglicana Jardim Das Oliveiras
Rua Camboim 70, Setúbal – Recife
Horário: 19h

07 de junho (sábado)
Local: Capela Espírito Santo
Paróquia São Francisco de Assis, Rio Doce – Olinda
Horário: 19h

Fonte: Arquidiocese de Olinda e Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário