segunda-feira, 9 de junho de 2014

A FIFA quis cancelar a Festa de Pentecostes em Brasília.

Não deixa de causar admiração que a capital do maior país católico do mundo se reúna, quase completamente, para rezar e se preparar para a celebração do Pentecostes.

Com a presença de autoridades civis, senador,  Governador do Distrito Federal, Deputados, mas principalmente de uma numerosa multidão, o Taguaparque,situado no Pistão Norte da região administrativa de Taguatinga, em Brasília, está sendo palco de uma grande oração em preparação à festa de Pentecostes.

Caravanas, ônibus de todo o Brasil e até alguns grupos de estrangeiros marcam presença na já conhecida festa de Pentecostes em Brasília.

“Sim à Pentecostes, não à politicagem”, estava escrito na camiseta de um dos participantes, embora a presença de algumas pessoas distribuindo panfletos políticos seja quase inevitável, por causa da proximidade das eleições em Outubro.

O Pe. Moacir Anastácio, sacerdote da arquidiocese de Brasília, teve a inspiração, há 16 anos, de se reunir com os seus fieis durante 8 dias, seguindo o mandato do Senhor de esperar em Jerusalém, como os apóstolos com Maria.

Sua linguagem é clara – apesar de alguns poucos deslizes de português – é direta, usa a linguagem do povo e chega ao coração. Quem já teve contato com as homilias de São João Maria Vianney encontra certa semelhança na pregação que se resume em dizer ao povo que Deus os ama.

“De todas as religiões, partidos, de todas as bandeiras e cidades, sejam todos bem-vindos. Só o inimigo não é bem-vindo aqui”, afirmou o sacerdote no início da celebração, mostrando como o  Espírito Santo tem a força de unir os seres humanos. Há um forte caráter ecumênico nesse evento que conta também com a presença de pessoas de outras religiões.

Pe. Moacir anastácio refletiu em sua homilia sobre o fogo que Jesus já tinha preparado na praia – quando apareceu à Pedro (Cf. Jo 21,15-19) - e como esse fogo aquece o coração dos apóstolos, especialmente o de Pedro. Jesus vai dizer à Pedro “A partir de hoje, apascenta as minhas ovelhas. Eu quero recomeçar contigo, Pedro” e o primeiro Papa entende que “não dá mais pra ficar jogando a rede lá no lago da Galiléia. Mas é hora de apascentar as suas ovelhas”.

“Se você quiser esquecer o passado – afirmou o sacerdote durante a homilia – se lançar, dar um passo e crer somente no poder de Deus, na misericórdia de Deus… faça, esse Deus não vai deixar você cair. Pedro é o nosso primeiro líder, o nosso primeiro Papa, e não fracassou”.

O local da festa de Pentecostes sediará também o Fifa Fan Fest. O Pe. Moacir comentou aos fieis que há quatro meses participou de uma reunião com “todas as autoridades, pessoas poderosas dessa cidade” e com responsáveis da FIFA. Naquela ocasião, afirma o sacerdote, foi-lhe pedido para não realizar nesse ano o Evento de Pentecostes, já que é o ano da Copa e, de acordo com o sacerdote, lhe disseram: “Padre, nesse local que você faz o palanque vamos ter aqui um grande palco onde os cantores do Brasil vão cantar, e vamos gastar milhões e milhões”. E – disse-lhes o Pe. Moacir: “eu vou fazer o Pentecostes em nome de Jesus Cristo”. E, perguntou aos fieis, relembrando a história de Davi e Golias, “E cadê o palco da Fifa? Aqui não. Aqui é de Jesus Cristo”.

Todavia, o sacerdote também falou que o evento de Pentecostes tem valorizado e muito o Taguaparque. Recordou que, desde que o evento passou a ser realizado nesse local, há 4 anos, “o parque começou a se tornar realmente um parque” e ter o apoio do governo. “Quando cheguei isso aqui era só um buraco”- afirmou o sacerdote – “e hoje, até a FIFA quer vir pra cá.”

Fonte: comshalom.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário