quinta-feira, 26 de junho de 2014

Arcebispo entrega documento da CNBB a candidatos ao Governo de Pernambuco

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, recebeu na manhã desta quarta-feira (25) os candidatos a governador e vice de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) e Raul Henry (PMDB). No encontro, que aconteceu na sede da Cúria Metropolitana, no bairro das Graças, o religioso entregou aos políticos o documento “Pensando o Brasil: desafios diante das eleições 2014″. O texto traz as preocupações da Igreja debatidas pelos bispos na 52ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada no mês passado, em Aparecida (SP).

Em suma, há três pontos fundamentais para o eleitor no texto: participação consciente nas eleições; a necessidade de conhecer os candidatos, sua história, e quais princípios e valores eles praticam e defendem; buscar candidatos que tenham compromisso com tantas reformas necessárias no País, especialmente a Reforma Política, que tem apoio da CNBB e de outras entidades. “Este é um documento que tem a contribuição de todos os bispos do País. Todos os candidatos também devem ler”, afirmou dom Saburido.

No caso específico de Pernambuco dom Fernando mostrou preocupação com a saúde, especialmente, na valorização dos profissionais destacando as condições do Hospital Universitário Osvaldo Cruz. “Ali a situação é muito séria e mostra que não é só construindo hospitais que o problema será resolvido, é preciso pensar também em políticas que garantam o bom atendimento à população e diminua o déficit de médicos e enfermeiros”, cobrou o religioso.

Em relação à educação, dom Fernando falou da urgência de maiores investimentos em escolas que garantam a boa formação dos jovens. “A educação também é um ponto importantíssimo e é preciso olhar agora para esta questão para não perdermos uma geração inteira no futuro”, salientou o arcebispo.

Paulo Câmara e Raul Henry agradeceram as sugestões e se comprometeram em ler o documento da CNBB. “Agradeço a dom Fernando pela recepção e por este texto tão importante, certamente ele será muito útil em nosso planejamento”, disse Câmara.

Fonte: Arquidiocese de Olinda e Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário