terça-feira, 10 de junho de 2014

Louvor e muita alegria marcaram o Dia de Pentecostes na Arquidiocese de Olinda e Recife

Jornada Arquidiocesana da Juventude

“A Igreja é viva! A Igreja é jovem!”. A expressão que ganhou força durante os eventos do Bote Fé, um ano antes da Jornada Mundial da Juventude, deixou de ser um “grito de guerra” e passou a ser uma certeza. Foi o que ficou claro na terceira edição da Jornada Arquidiocesana da Juventude realizada neste domingo (8), na Boa Vista. Depois de momentos de reflexão em sete pontos diferentes do bairro, centenas de jovens lotaram o Santuário de Nossa Senhora de Fátima para celebrar.

Com a presença do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, foi lançado o Plano Arquidiocesano da Juventude. “Este documento representa um passo importante dos jovens de nossa arquidiocese que cada vez mais vão se tornando protagonistas em nossa Igreja. Fico muito feliz em poder partilhar deste momento com vocês. Agora é por em prática estas diretrizes”, afirmou o pastor.

Outra novidade que marcou o evento juvenil foi o lançamento do projeto “Bote fé com esperança na juventude”. A partir desta segunda-feira (9), sete réplicas da Cruz Missionária e do ícone da Mãe de Deus percorrerão as paróquias dos vicariatos. Serão duas semanas de orações, reflexões, momentos de louvor e diversas outras atividades de evangelização. A jornada encerrou com uma caminhada animada conduzida pelo Ministério de Música Reluzir, da cidade de Moreno. As centenas de jovens rezaram e cantaram pelas ruas do Centro do Recife até o Pátio do Carmo.

Pentecostes

O Pátio do Carmo, no bairro de Santo Antônio, no Recife, ficou pequeno para os milhares de fiéis que celebraram a Solenidade de Pentecostes. As 115 paróquias representadas pela fé e perseverança dos paroquianos. A Igreja unida e reunida para celebrar o seu aniversário. Diversidade de dons e um mesmo Espírito. Não havia limite de idade jovens e idosos de mãos dadas, cantando, louvando e rezando.

No início da tarde, cantores e religiosos se revezaram no palco. Comunidade Boa Nova, frei Damião Silva, padre João Carlos, Cristina Amaral e Zé Vicente cada um no seu estilo cantou a esperança e a paz transformando o pátio em um grande cenáculo a céu aberto.

No cortejo litúrgico, os vigários gerais conduziram as relíquias de São João XXIII e São João Paulo (fragmento ósseo e gota de sangue, respectivamente). Além de cálice e casula. Presentes deixados pelo Santo Padre João Paulo II quando visitou o Recife em 1980. Os objetos de devoção irão percorrer as paróquias da arquidiocese a partir do Vicariato Recife Norte 1. Serão dois meses em cada Região Episcopal.

Dezenas de padres, religiosos, diáconos e seminaristas participaram da Concelebração Eucarística presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Fernando Saburido. O arcebispo convocou os fiéis a serem comprometidos com a Igreja e a missão através dos gestos e palavras. “Que nós possamos nesse Dia de Pentecostes renovar o nosso compromisso missionários. Crescer na consciência que a Igreja nos chama a um estado permanente de missão. Possamos dar sempre o nosso sim. Não nos omitamos jamais a contribuir com a caminhada da Igreja”, pediu Dom Fernando.

Fonte: Arquidiocese de Olinda e Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário