quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

POR QUE FAZER UM RETIRO ESPIRITUAL ?

"Procurando através da prece e da meditação, melhorar meu contato com Deus, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade em relação a mim, e forças para realizar essa vontade."

Hoje venho falar do sentido pelo qual de tempos em tempos é importante fazer um Retiro Espiritual.

A Palavra diz em Mt 14.23 que Jesus retirava-se e isolava-se para orar afim de conhecer a vontade do Pai! Ora, se o próprio Jesus sentia essa necessidade, quanto mais nós, meros pecadores.

O verdadeiro sentido do Retiro Espiritual está em nos encontrarmos, através de Cristo, com nossa essência, com o nosso interior e verificar se realmente o Senhor Jesus tem sido o centro de nossas vidas, se tem ocupado o nosso coração por completo, sem reservas.

Não é fácil fazer um retiro. Muitas pessoas evitam consciente ou inconscientemente, pois provavelmente vão se deparar com sua sombra, seu lado obscuro, seus defeitos de caráter e nem todos estão preparados para reconhecerem-se pecadores e miseráveis diante do Senhor."Esquadrinhemos os nossos caminhos, examinemo-los; voltemos ao Senhor." (Lamentações 3,40)

Porém, através da evocação do Espírito Santo podemos nos enxergar sem medos, aceitando-nos como somos e como estamos com relação a nossa caminhada espiritual e pessoal.

Fazer retiro é acima de tudo praticar a escuta, procurar em meio a tantos barulhos exteriores e interiores (nossas emoções e apelos do mundo) escutar a voz de Deus e discernir Sua vontade com relação a nossa vida.

Eis o verdadeiro sentido do Retiro Espiritual, discernir a vontade do Pai. "Pois é Deus que opera em vós o querer e o fazer segundo o seu designo benevolente." (Filipenses 2,13)! Porém, essa vontade nunca nos é revelada por completo, porque na pedagogia de Deus Ele quer que o encontremos sempre, o busquemos várias vezes em cada etapa de nossas vidas.

Cada retiro é uma luz lançada em nosso caminhar, é uma REVELAÇÃO do próximo passo que podemos e devemos dar e, aos poucos, vamos descobrindo a vontade do Senhor.

Nosso Deus não é o Deus do horóscopo, da cartomancia, do espiritismo, é o Deus que se revela aos poucos porque sabe que não temos ainda a capacidade de vÊ-lo em toda a sua plenitude, pois enquanto formos peregrinos nesta terra não poderemos contemplá-Lo por completo.

Criemos coragem, então, de nos lançarmos nEle, pedindo apenas a revelação do próximo passo que devemos dar, que já é o suficiente, sem buscar outros deuses e refúgios.

Peçamos ao Espírito Santo esta Graça de experimentar a paciência, as demoras de Deus, que são estratégicas. Confiar na Sua Graça, confiar que Ele nos conduz, ainda que venham tempestades e tribulações, o Senhor está no barco conosco. "Eu vos exorto pois, irmãos, em nome da misericórdia de Deus, a vos oferecerdes vós mesmos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: este será o vosso culto espiritual." (Romanos 12,1)

Enfim, fazer Retiro Espiritual é humilhar-se diante de Deus, sentir-se necessitado da Misericórdia de Deus e pedir para que o Senhor nos molde conforme Seu desejo, sem restrições, sem reservas, por completo."Humilhai-vos diante do Senhor e Ele vos exaltará." (Tiago 4,10)


Deus abençoe aos corajosos retirantes cristãos!

Com orações,

Léo.

Fonte: http://irmaocatolicoleo.blogspot.com/


Artigo muito bom e oportuno, meu brother e profeta do Amor! Deus abençoe!

Um comentário:

  1. Tamo Junto mano. Sintonizados no amor e na escuta de Deus, blza?
    Silenciemos nosso coração para escutar a voz da Verdade(Jesus), pois o mundo está cheio de mentiras e uma delas é a de que Deus não nos ama.
    Deus é amor, vamos preencher nossos corações desse amor para sermos curados e podermos transmitir esse amor (Ágape) aos nossos irmãos necessitados!
    Através dessa escuta Deus nos revelará, caminhos, pessoas e situações para agirmos, sairmos da inércia espiritual.
    Obrigado pela sua presença em minha vida, já é um grande sinal do amor de Deus, visse? kkkk....

    ResponderExcluir