domingo, 12 de dezembro de 2010

Os "donos da Igreja" e a juventude!

A hipocrisia destrói a essência das coisas boas e saudáveis deste mundo. É uma afronta à liberdade e ao amor doado por Deus.

Com essa frase, que postei hoje no facebook, twitter e orkut, pude meditar sobre a situação da juventude em nossas igrejas. Jovens cada vez mais revoltados, indiferentes, frios e decepcionados com a nossa Igreja Católica.

Mas queria dizer que a culpa não é da instituição, pois ela sim acolhe a todos, sem distinção, afinal é sua missão. A bronca está, muitas vezes, em quem a conduz e não estou falando apenas de sacerdotes.

Percebi, em algumas comunidades, um certo preconceito com a juventude, escondido debaixo de uma hipocrisia devastadora, que vai expulsando os jovens do seio da Mãe Igreja. Isso por parte de alguns leigos que se tomam como "dono da igreja" e de certos sacerdotes, que fazem vista grossa a essa anomalia.

Com a desculpa de dizer que o jovem é irresponsável, barulhento e indisciplinado, vivem fechando as portas e deixando vazios os bancos de nossas igrejas. Criaram um marketing negativo contra a juventude e isso está deixando a nossa igreja velha e carrancuda.

O Papa Bento XVI é querido pela juventude, que todo ano acolhe milhares na JMJ, escreve cartas a eles e se sente à vontade no meio deles. Vejo o Papa, algumas comunidades católicas, a pastoral da juventude, alguns sacerdotes, alguns adultos e muitos jovens que lutam pela juventude, mas tem uma minoria que é contra e consegue desarticular qualquer projeto juvenil. Misericórdia, Senhor!

Só sei de uma coisa: isso vai acabar! Nem é vontade minha, nem de alguns que conheço, mas de Deus que quer seus prediletos sentados em seu colo.

A Igreja precisa de santos que gostam de baladas, que usam jeans, que curtem rock, reggae, etc. Que lutam pela vida e amam servir ao outro! Deus não gosta é de hipocrisia!


Senhor tem piedade de nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário