quinta-feira, 5 de maio de 2011

Igrejas abrem as portas para 9º Religare Cânticus

A Associação Brasileira de Canto Coral (Abcantocoral) realiza, neste mês de maio, o 9º Religare Cânticus – Corais Cantando Músicas Sacras. São apresentações de 33 corais diferentes. Os espetáculos são sempre à noite e acontecem em diversas igrejas do Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes e João Alfredo, Agreste de Pernambuco.

O 9º Religare Cânticus tem como tema ”Vida Para Nosso Planeta”. “O evento pretende alertar e conclamar toda a sociedade para o grave problema que ameaça o planeta: o descuido, a devastação, os maus tratos e, sobretudo o descaso com a preservação da natureza. Quem ama respeita, quem ama cuida”, afirmou a coordenador do evento, Maria Suely Farias.

A expectativa é que o encontro possa repetir o sucesso dos anos anteriores com a divulgação da música sacra, em várias comunidades da Região Metropolitana do Recife e Agreste do Estado. “A música de boa qualidade faz bem à alma, alivia as tensões e nada melhor do que levá-la às comunidades de uma forma mais simples e acessível a todos,” ressalta Suely. O evento procura resgatar os valores religiosos e culturais.

Coral - O canto coral proporciona a convivência entre os integrantes e traz muitos benefícios para a saúde. Através dos exercícios vocais, muitas pessoas conseguem diminuir ou até mesmo abandonar o uso do fumo e do álcool. Atualmente, empresas públicas e privadas têm considerado esses e outros pontos positivos do canto coral, incentivando a formação de grandes grupos. No coral, todo o trabalho é comunitário. Não existem estrelas ou cargos, e sim, vozes que se complementam.

Abcantocoral – A Associação Brasileira de Canto Coral, promotora do evento, é uma instituição sem fins lucrativos com o objetivo principal de divulgar o Canto Coral no Estado de Pernambuco. Ela foi fundada em 2001 e ao longo desses anos já realizou dez edições do Festival Nacional de Corais de Empresas (Fenace), dez edições do Festival Recifense de Coros (FEREC), dois cursos de regência e técnica vocal, dois Encontros de Corais Infantis (ENCORI), cantatas natalinas, além do Religare que leva o canto coral às comunidades. Mais informações através do sitewww.abcantocoral.org.




Fontes: Associação Brasileira de Canto Coral e
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário