terça-feira, 24 de maio de 2011

Cardeal Dom Cláudio Hummes visita Seminário de Olinda

O Seminário Nossa Senhora da Graça, em Olinda, abriu as portas para receber um ilustre visitante, na tarde chuvosa da segunda-feira, 23, um ilustre visitante. O vigário-geral da Arquidiocese de São Paulo, cardeal dom Cláudio Hummes, que participa do 16º Encontro de Marketing Católico, realizado em Piedade, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, foi recebido pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, pelo reitor do Seminário, padre João Bosco Costa e pelos seminaristas.

Primeiro o cardeal, sacerdotes e seminaristas rezaram a oração da Hora Média, na secular Igreja Nossa Senhora da Graça, uma das primeiras a serem construídas no Brasil. Após alimentar-se do pão espiritual, todos seguiram para o seminário onde dom Fernando falou sobre a trajetória religiosa de dom Cláudio e apresentou as propostas e desafios da arquidiocese. “Estamos tentando evangelizar e anunciar o Reino de Deus com muito esforço. O Nordeste, que o senhor conhece bem, é uma região de muitos desafios. Mas estamos procurando dar o melhor de nós mesmos para criar aqui uma cultura missionária para que as pessoas se sintam de fato, protagonistas da missão”, disse o arcebispo.

Dom Cláudio, em seu discurso, ressaltou a importância da vocação sacerdotal para a Igreja e também da responsabilidade dos padres nesta missão. “Quando fui prefeito para a Congregação do Clero aprendi muito a admirar, amar e venerar os padres porque são ele que conduzem a Igreja, que está na base, nas paróquias.” E aconselhou aos seminaristas: “Que vocês possam de fato acolher esta voz que está em vocês. Tenham muita audácia em dizer ‘sim’. A Igreja tem que ser próxima às pessoas. Isso é a essência do sacerdócio: fazer Deus estar próximo. Em você, padre, o povo deve encontrar Deus. Ele tem essa audácia de querer fazer-se próximo das pessoas através de nós pastores da Igreja”.

Dom Fernando revelou que o cardeal dom Cláudio Hummes aceitou o convite de ser o pregador do Retiro do Clero Arquidiocesano de 2012, que será realizado na primeira semana da Quaresma.

O cardeal almoçou com dom Fernando, os vigários-gerais da Arquidiocese, os monsenhores José Albérico e Lino Duarte, os padres responsáveis pela formação dos seminaristas arquidiocesanos e com os seminaristas.

Biografia - O Cardeal Dom Frei Cláudio Hummes, OFM nasceu em Montenegro, RS, em 8 de agosto de 1934. filho de Pedro Adão Hummes e Maria Frank Hummes. Ordenou-se padre em Divinópolis, MG, em 3 de agosto de 1958, pertencendo à Ordem Franciscana dos Frades Menores.

Foi nomeado Bispo Coadjutor “com direito de sucessão” da Diocese de Santo André (SP), em 1975, ordenado bispo em Porto Alegre-RS, em 25 de maio de 1975, e tomou posse em jungo do mesmo ano. Permaneceu como Bispo Coadjutor “com direito de sucessão” até dezembro, quando assumiu como Bispo Diocesano de Santo André, ficando nesta região industrial e operária até ser nomeado Arcebispo de Fortaleza – CE, em julho de 1996. Ficou na arquidiocese cearense até 1998, quando de sua nomeação para São Paulo. Tomou posse como Arcebispo de São Paulo em 23 de maio de 1998. Foi criado Cardeal Presbítero do Título de Santo Antônio de Pádua na Vila Merulana em 21 de fevereiro de 2001, pelo Papa João Paulo II.

Em 2006, foi nomeado prefeito da Congregação Para o Clero, no Vaticano. Em julho de 2010, o Papa Bento XVI aceitou seu pedido de Renúncia por limite de idade.

Desde abril de 2011, exerce a função de vigário-geral da Arquidiocese de São Paulo e acompanha as coordenações pastorais do Mundo do Trabalho; Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades em âmbito arquidiocesano.

Foi membro da Comissão Episcopal de Pastoral (CEP) da CNBB – Linha 5 de 1976-78; Linha 1, de 1979 a 1982, e responsável pelos Setores Família e Cultura de 1995 a 1998. Foi Assistente Nacional da Pastoral Operária, de 1979 a 1990. Nesse período do regime militar, assumiu corajoso apoio ao movimento grevista dos metalúrgicos e abriu as portas das igrejas para as organizações sindicais impedidas pelo governo de reunirem-se legalmente. Foi eleito pelos bispos da CNBB delegado para o Sínodo dos Bispos sobre a Família, em 1980, para a Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos para a América, em 1997, e para Sínodo dos Bispos de 2001, confirmado pelo Papa.

Escritos de sua autoria:

“Renovação das provas tradicionais da existência de Deus”
por Maurice Blondel em l’Action (1893), Braga, 1964.

Co-autoria do livro “Fé e Compromisso Político”, Paulinas, 1982.

“Sempre Discípulos de Cristo – Retiro Espiritual do Papa e da Cúria Romana”, São Paulo,Paulus, 2002 (traduzido para o italiano)

“Diálogo com a cidade”. São Paulo, Paulus – 2005.

“Discípulos e missionários de Jesus Cristo. Ser cristão no mundo atual”. São Paulo, Paulus – 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário