terça-feira, 19 de abril de 2011

A Catedral da Sé e o renascer das missas dominicais

Páscoa é tempo de ressurreição, vida nova. A Catedral da Sé, em Olinda, Região Metropolitana do Recife, também viverá nos próximos dias uma espécie de renascimento. Não externamente. Mas, como pede o tempo solene, uma mudança interna. A partir da Semana Santa, a principal igreja da Arquidiocese de Olinda e Recife, voltará a receber missas dominicais. A ideia do arcebispo metropolitano, dom Antônio Fernando Saburido, é resgatar as tradicionais celebrações e a função da Igreja do Senhor Salvador do Mundo.

“Queremos valorizar a catedral e dar um novo dinamismo a ela a partir deste ano centenário”, revelou dom Fernando. A volta das celebrações dominicais será antecedida pelas celebrações do Tríduo Pascal, período que se inicia na Quinta-feira Santa e termina no Sábado de Aleluia.

Diferente dos anos anteriores, dom Fernando não celebrará o tríduo nas Igrejas de Santo Antônio e do Santíssimo Sacramento, no Centro do Recife, e sim, na Catedral da Sé. É o resgate de uma história que parecia ter ficado no passado. Há 64 anos o período pascal não é celebrado na Igreja-mãe da arquidiocese.

Após reunião realizada no dia 23 de março, dom Fernando e lideranças religiosas da cidade de Olinda definiram a programação, que contempla as solenidades pascais. A cidade de Olinda possui tradicionais celebrações e procissões realizadas nas igrejas e pelas congregações religiosas, confrarias, Ordem Franciscana Secular e irmandades.

Com as celebrações pascais sendo realizadas na catedral, a Academia Santa Gertrudes e a Igreja Matriz de São Pedro Mártir não realizarão, este ano, o tríduo para que todos possam participar dos ritos na Igreja de São Salvador do Mundo. “A missa na catedral é uma aspiração do povo há muito tempo”, afirmou o frei franciscano, João Sanning.

Na Quinta-feira Santa, 21 de abril, a programação começa, às 9h, com a Missa dos Santos Óleos presidida por dom Fernando Saburido e concelebrada pelos padres das 103 paróquias da arquidiocese. Na ocasião, o arcebispo consagra “os santos óleos”, que serão utilizados para a administração dos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. Ainda durante a solenidade, os padres fazem a renovação das promessas sacerdotais. Já às 17, os fieis participam da Missa da Ceia do Senhor e relembram a instituição da Eucaristia e do sacerdócio feita por Jesus Cristo. Esta é a celebração que dá início ao Tríduo Pascal e relembra o gesto de Jesus na Última Ceia, quando lavou os pés dos apóstolos. Após a missa, haverá a transladação do Santíssimo Sacramento do altar principal para um altar lateral. Durante o momento de adoração, alguns sacerdotes estarão atendendo às confissões.

Na Sexta-feira, 22, às 15h, ocorre a Celebração da Paixão relembrando a morte de Jesus. Neste rito, é realizada a adoração da cruz e, em seguida, a tradicional Procissão do Senhor Morto, organizada pela Ordem Franciscana. O cortejo sairá da catedral e seguirá até o Convento de São Francisco, no Carmo. Durante o percurso serão feitas pausas para reflexão.

O tríduo segue até o Sábado Santo, 23, quando, a partir das 20h, os católicos participam da Vígilia Pascal. É uma noite de oração e espera pela ressurreição de Jesus. Esta celebração é tida como a mãe de todas as vigílias e tem início com a benção do fogo e a consagração do Círio Pascal, um tipo de vela que tem em sua cera incrustado cinco cravos de incenso simbolizando as cinco chagas de Jesus.

No domingo, 24, a Igreja celebra a grande festa da Páscoa. Dia da Ressurreição do Senhor. O ponto central da fé cristã. Neste dia, uma tradição renasce, as celebrações dominicais na Catedral da Sé. O horário será o mesmo de décadas atrás, às 9h.

Transmissão – A Rádio Olinda a partir do dia 24 de abril passará a transmitir a missa celebrada na Catedral da Sé e, não mais a que é realizada na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, no Colégio Salesiano, na Boa Vista, centro do Recife. Dom Fernando não presidirá mais as missas do Salesiano. Retomando as celebrações na Catedral da Sé em Olinda.

Programação



Quinta-feira Santa
Missa dos Santos Óleos, às 9h.
Missa da Santa Ceia, às 17h, e, em seguida, transladação do Santíssimo Sacramento, adoração e confissão.

Sexta-feira da Paixão
Celebração da Paixão, às 15h, e, em seguida, Procissão do Senhor Morto.

Sábado Santo
Vigília Pascal, às 20h.

Domingo da Ressurreição
Missa de Páscoa, às 9h.

Fonte: http://www.arquidioceseolindarecife.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário