segunda-feira, 25 de abril de 2011

Arquidiocese convoca jovens para participar da Jornada Diocesana da Juventude 2011

A Equipe de Articulação do Setor Juventude Arquidiocesano está projetando a Jornada Diocesana da Juventude 2011 (JDJ) para o dia 1º de maio, 2º Domingo de Páscoa, iniciando com uma concentração na Praça Maciel Pinheiro, ao lado da Matriz da Boa Vista e em frente à Central de Recarga do “VEM”. A Caminhada Juvenil segue pela avenida Manoel Borba e concluí com a Celebração Eucarística presidida pelo arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, na Quadra do Colégio São José na avenida Conde da Boa Vista.

O tema do evento é “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé, contra a violência e o extermínio de jovens!”. O Setor Juventude, assumindo com coragem e fé a organização da JDJ, está concluindo os últimos detalhes e convocando a juventude arquidiocesana para que marque presença na concentração, na caminhada e na Missa que coloca a igreja particular de Olinda e Recife em comunhão com todas as juventudes que buscam enraizar, edificar e firmar sua fé no Cristo e abraçar a causa da luta contra a violência e o extermínio de jovens.

Pastorais, movimentos, novas comunidades, congregações que trabalham com jovens, escolas, universidades, centros e institutos, ou seja, todos são convidados a viver a JDJ de Olinda e Recife para celebrar o espírito de unidade da nossa juventude arquidiocesana.

Segundo a carta enviada a todas as Arqui/Dioceses do Brasil em dezembro de 2010 por Dom Eduardo Pinheiro da Silva, SDB, Bispo referencial para a Juventude-CNBB, e padre Carlos Sávio da Costa Ribeiro, Assessor do Setor Juventude-CNBB, “em todo o mundo são realizadas anualmente as Jornadas Diocesanas com o objetivo de ‘fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e também a inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações’ (Papa João Paulo II)”.

Dom Eduardo e padre Sávio afirmam que a realização da Jornada Arqui/Diocesana, incentivada com mais empenho a partir de 2011 no Brasil, em todas as comunidades, paróquias, escolas, universidades e arqui/dioceses, está “na intenção de que todos os jovens, espalhados por este imenso país, de todas as expressões, possam se preparar para, junto com o Setor Juventude Diocesano, realizar esta Jornada, entrando em sintonia com o mundo inteiro e colocando os nossos jovens dentro do processo para a realização de uma futura JMJ aqui no Brasil”. Neste sentido, estaremos “preparando assim o nosso país para receber a Jornada Mundial da Juventude em 2013”.

As JDJ’s sempre são celebradas no Domingo de Ramos em comunhão com o Papa que celebra em Roma a Jornada em nível mundial. No entanto, aqui no Brasil, por sugestão do Setor Juventude da CNBB, as Dioceses são convidadas a fazerem sua celebração na data mais conveniente que facilite a articulação de toda a juventude diocesana.

Setor Juventude Arquidiocesano de Olinda e Recife
Email: juventudeaor@gmail.com
Twitter: @juventudeaor

Nenhum comentário:

Postar um comentário