quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Rosa de Saron e o pastor André Valadão

0O dia 12 de junho com certeza entrou para a história. Dois grandes nomes da música cristã no Brasil, a banda católica Rosa de Saron e o pastor e cantor evangélico André Valadão cantaram juntos para mais de 5 mil pessoas no palco do Chevrolet Hall. Um momento mais do que especial não só para os integrantes da banda Rosa de Saron e para o André, mas para todas as pessoas que lá estavam e que também puderam acompanhar através de relatos e vídeos na internet este momento em que as diferenças se tornaram pequenas, mostrando que é possível experimentar a unidade, e perceber que no outro Deus também se faz presente e se manifesta proporcionando uma oportunidade de crescimento na fé e uma experiência inconfundível com Ele.

Comentando sobre este momento e sobre a importância da música cristã em nossa sociedade, o pastor e cantor André Valadão concedeu uma entrevista exclusiva ao Rosonautas e que você pode conferir agora:

Como surgiu o convite para participar do show do Rosa de Saron e o que levou aceitá-lo? Antes disto, você já conhecia o trabalho da banda?

André Valadão: Eu comecei a conhecer o Rosa de Saron há uns cinco anos, quando tive notícias da banda. Tanto eles quanto Anjos de Resgate, o Dunga da Canção Nova, o Eros Biondini aqui de Belo Horizonte, que também são muito conhecidos no meio católico. Bem, no dia do show do Rosa aqui em BH o empresário da banda que é muito amigo meu, o Sílvio Rodrigues e naquele dia estava com a tarde livre e fui encontrá-los para conhecer a banda. Conversamos bastante, trocamos experiências, e ali já clicamos um bom relacionamento, e eles me convidaram para assistir ao show a noite. Estava nos bastidores quando o Silvio e os meninos da banda tiveram a idéia de me chamar para cantar uma música com eles. Disse que se fosse uma música que eu conhecesse não haveria problema algum. E eles falaram da música “Em Espírito e em verdade”. Eu fiquei muito feliz, ainda mais pelo contexto da música, e na hora topei, sem constrangimento algum cantar com eles.

Qual foi a sensação de subir ao palco junto com a banda e qual foi a importância deste momento para você?

AV: Nossa, a sensação foi inesquecível. A reação da platéia, a receptividade foi enorme, foi uma loucura mesmo. Já participei de outros shows ali no Chevrolet Hall, já fui em shows internacionais, do próprio Diante do Trono também, outras bandas, mas aquela noite, quando o Rosa me convidou para entrar no palco a sensação que tive foi de alegria das pessoas de terem uma surpresa muito positiva, apesar de ver que não estavam ali só católicos, tinham muitos evangélicos ali. E ver alguns irmãos ali juntos foi maravilhoso. É inesquecível a sensação que tive naquele dia.

Este diálogo entre católicos e evangélicos é sempre assunto de muita polêmica. De ambos os lados temos aqueles que concordam e tentam promover este diálogo, como também temos aqueles que criticam. Para você, qual é a importância deste diálogo religioso?

AV.: Eu acho que é maturidade. Nós temos que saber lidar com as pessoas. Se alguém se aproxima de outra pessoa por causa da religião dela com certeza ela terá um grande problema, um inimigo, conflitos discussões e agressões. Mas se você procura ou está com alguém por amizade, querer estar com a pessoa, amar as outras pessoas, você consegue estar junto. E esse é o meu foco quando estive com o Rosa de Saron, quando estou com qualquer pessoa de outra religião, eu procuro olhar para a pessoa, e ser amigo dela, estar com ela, e graças a Deus, tem sido muito positivo.

A música tem um poder muito grande, sobretudo a música cristã, que carrega consigo uma capacidade imensa de mudar o coração do homem e também a sua mentalidade. Você acha que a música pode ser uma ferramenta eficaz para este diálogo?

AV.: Acho que na nossa geração a maior ferramenta é a música. Acho que se Jesus estivesse vivo hoje Ele seria líder de uma banda. Porque a nossa geração é uma geração de música. É o MP3 o dia inteiro, o rádio ligado, o filme só tem graça com uma trilha sonora boa. Tudo tem haver com música. Não tem como mudar isso. A música é a ferramenta da nossa geração.

Atualmente a música cristã vem se expandindo bastante. Prova disso é o sucesso de vendas dos CDs e DVDs de artistas Católicos e Evangélicos, como por exemplo, a própria banda Rosa de Saron e você com mais de 150 mil cópias do seu trabalho “Fé”. A música cristã tem ultrapassado as paredes da igreja e começa a conquistar um espaço imenso também na sociedade. Qual é a importância da música no resgate dos valores cívicos e morais da sociedade?

AV.: Totais. A música além de tudo é um instrumento cultural. Tudo que se diz respeito ao povo ela tem o poder de influenciar a mentalidade das pessoas com valores que você quer levar para a sociedade. A música cristã tem esse papel de levar para as pessoas verdadeiramente essa mudança de pensamento, de santidade, de devoção, de fé. A música cristã tem levado para a sociedade o que ela mais precisa hoje. O grande motivo além da aceitação, sucesso e crescimento da música cristã é que a nossa música contém uma mensagem que muda a sociedade para aquilo que ela mais precisa hoje, ou seja, a mensagem de fé.

Deixe uma mensagem a todos que acessam o blog.

AV: Queria deixar para os meus amigos do Rosa que vocês são muito especiais. São pessoas humildes que Deus tem abençoado. Vocês não começaram ontem, nem há um ano, dois ou cinco anos. Vocês são uma banda de muitos anos, são pessoas maduras. Cada um de vocês tem uma história, e é notável que vocês amam a Jesus mais do que qualquer outra coisa, e querem um mover do Espírito Santo nesta geração. Que vocês contem comigo, minha vida, minha amizade e ministério. Quero ser sempre para vocês alguém que possam ter como amigo e servo nesta busca por Deus e pelo mover do Espírito Santo.

Fonte: http://www.rosadesaron.com.br/

Um comentário:

  1. Muito bom!! É importante que haja esta maturidade de ambas as partes, principalmente de nós Católicos.

    ResponderExcluir