quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Arquidiocese de Olinda e Recife realiza campanha S.O.S. Rio

Para unir forças e definir o plano de arrecadação dos donativos, foi realizada na manhã desta terça-feira, 18, na Cúria Metropolitana, a segunda reunião sobre a campanha Arquidiocese de Olinda e Recife – S.O.S. Rio. O encontro foi coordenado pelo arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, e contou com a participação de representantes do governo do Estado de Pernambuco, Prefeitura da Cidade do Recife, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, Exército, Ordem dos Advogados do Brasil (seccional Olinda), Câmara dos Dirigentes Lojistas do Recife, Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas de Pernambuco, Associação Pernambucana de Supermercados, Lions Clube, Cooperativa Hoteleira Intercambial do Brasil (Coohinbra Tur) e padres da arquidiocese.


A ideia é expandir a campanha para ajudar as vítimas das chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro. De início, uma conta corrente foi disponibilizada para depósitos, que serão enviados, através dos bispos diocesanos de Petrópolis, dom Filippo Santoro e Nova Friburgo, dom Edney Gouvêa Mattoso, para as famílias mais necessitadas. Dom Fernando Saburido, junto com membros da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral e da Comissão para o Serviço da Caridade da Justiça e da Paz, resolveu realizar também uma coleta especial no próximo domingo, 23, em todas as igrejas da arquidiocese. O total recolhido será depositado na conta. Os párocos, administradores paroquiais, superiores das congregações religiosas e capelães receberão carta do arcebispo informando sobre a campanha.


O arcebispo de Olinda e Recife acredita na união e na solidariedade das pessoas. “A esperança é que o valor arrecadado cresça com a adesão e compromisso dos órgãos e entidades presentes na reunião de hoje. A coleta do próximo domingo também será importante para a campanha”, afirmou dom Fernando.


Diante do exemplo de solidariedade dos pernambucanos durante as enchentes da Mata Sul do Estado ocorridas em junho de 2010, foi decidido que a campanha vai ser ampliada com a arrecadação de leite em pó (em saquinho) e água mineral nos jogos do Campeonato Pernambucano do Náutico, Santa Cruz e Sport, realizados no Recife (Sport x Ipiranga (20/01), Náutico x Cabense (21/01), Náutico x Porto (24/01), Santa Cruz e Petrolina (26/01), Náutico x Santa Cruz (30/01) e Sport x Vitória (31/01)). Servidores da Prefeitura da Cidade do Recife e da Polícia Militar de Pernambuco estarão nos postos de coleta, que terá a coordenação da Secretaria de Assistência Social. O Exército ficará responsável pelo recebimento e armazenamento dos donativos.


A logística foi dificuldade apresentada pelos participantes do encontro. O coordenador da Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), tenente coronel Ivan Ramos, explicou que o problema não é apenas o transporte: “A parte de logística é mais abrangente. Ela inclui o recebimento dos donativos, triagem, carregamento, viagem e distribuição.”


Os participantes se comprometeram a divulgar e, assim, expandir a campanha entre seus associados e parceiros. A adesão de toda a sociedade é fundamental obter o maior número possível de donativos.

Show Solidário
Será realizado um show solidário com a participação de artistas locais, onde os recursos obtidos com a venda dos ingressos serão depositados na conta Arquidiocese de Olinda e Recife – S.O.S. Rio e enviado às dioceses das cidades atingidas pelas enchentes. Na próxima sexta-feira, 21, às 9h, haverá uma nova reunião na Cúria Metropolitana para a divulgação dos detalhes do show (data, local e atrações), além da possibilidade de intensificar a campanha com a doação através de ligação telefônica. O arcebispo divulgará também o balanço da doação feita através dos depósitos na conta corrente.

Saldo
O total arrecadado através dos depósitos feitos na conta corrente da campanha é de R$ 4.042,00. Saldo atualizado na manhã desta terça-feira.

Fonte: http://www.arquidioceseolindarecife.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário