quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Jesus é o Senhor dos “domingos” da sua vida?

Será que Jesus é o Senhor dos nossos domingos? A lei que Deus imprimiu no nosso coração é a lei do amor, portanto, o que nos faz mal e prejudica a nossa vida é justamente o desamor.

Tudo o que não é regido pelo amor e não tem como objetivo a vivência do amor não é eficaz para o nosso crescimento. Toda lei que tira do homem o direito de viver com dignidade, de prover a sua existência e sobrevivência é maldita e não está conforme a vontade de Deus. Jesus quer nos ensinar a colocar a caridade como lei primeira nas ações da nossa vida. Muitas vezes, ficamos bitolados por preceitos, por regras e não percebemos que estamos sendo injustos e infratores da Lei de Deus.

Tudo o que o Pai criou, Ele o fez em favor do homem, objeto do Seu Amor. Portanto, dizer que “o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado” significa que a nossa sobrevivência e a caridade com nós mesmos e com os nossos irmãos estão acima das normas que, apesar de estabelecidas para o homem, muitas vezes se voltam contra o próprio homem.

O homem é a criatura a quem Deus mais tem apreço e todas as coisas foram criadas para Ele, por amor. Jesus é o Senhor de tudo o que foi criado, e, tudo foi criado por Ele por amor ao homem.

Os campos de trigo, os rios, os mares, as aves, as árvores existem para estar à disposição do homem a fim de que este perceba o olhar e a atenção de Deus para si. Jesus, Senhor da criação, é o Senhor do sábado, porém, Ele precisa ser também Senhor dos nossos “sábados”, isto é, daqueles dias em que nós não achamos conveniente servir a alguém ou “perder” o tempo de lazer ou de trabalho para dar de comer a alguém faminto. O dia de sábado, o qual para nós cristãos é o domingo a que Jesus se refere, pode ser também para nós aquele dia em que nós destinamos para o nosso deleite, para curtição, para realizar os nossos planos pessoais e, sem menos esperar somos convocados para alguma outra missão. Aí nós alegamos a nossa impossibilidade porque “hoje é sábado” e o sábado está destinado a outras experiências. Nesse caso a lei do amor ficou de lado e imperou em nosso coração a lei do egoísmo e da indiferença.

Jesus é o Senhor dos “domingos” da sua vida? Você tem alimentado a alguém necessitado em “dia de domingo”? Você é capaz de sacrificar um dia de lazer e de descanso para ajudar a algum discípulo de Jesus? Você tem trocado o domingo pela praia, pelo churrasco, viagem de passeio ou festa? Em nome de quem você tem feito caridade? O que você aprendeu mais com esse Evangelho?

Padre Bantu Mendonça

Fonte: http://www.cancaonova.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário