sexta-feira, 15 de julho de 2011

Presidente da CNBB fala sobre uso das mídias para evangelizar

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, destacou a importância dos meios de comunicação para a evangelização na abertura do 1º Seminário de Comunicação para os Bispos do Brasil (Secobb), aberto na noite da terça-feira, 12, no Centro de Formação Sumaré, no Rio de Janeiro.

A Igreja, consciente da força e do alcance destes meios [de comunicação], os têm como indispensáveis aliados no anúncio da Boa Nova”, disse Dom Damasceno. “A Igreja reconhece que nestes meios está a ‘versão moderna e eficaz do púlpito’, como nos asseverou o Papa Paulo VI (EN 45), por isso, não mede esforço para se fazer presente em todos eles”, acrescentou o cardeal.

O seminário foi aberto às 19h30 pelo arcebispo do Rio de Janeiro e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social da CNBB, Dom Orani João Tempesta. Ele agradeceu a presença dos bispos presentes e ressaltou a importância desta iniciativa da CNBB, juntamente com o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e apoio da arquidiocese do Rio.

O presidente do Pontifício Conselho, Dom Claudio Maria Celli, lembrou a importância da comunicação no ministério episcopal. “Ao iniciar este seminário de comunicação desejo sublinhar a importância da comunicação do ministério dos bispos e de sua transversalidade em relação à pastoral da Igreja”, disse. “É imperativo superar uma visão meramente instrumental dos meios de comunicação”, acrescentou.

Segundo Dom Celli, as novas tecnologias vão criando novas formas de socializar, com novas linguagens e novas formas de relacionar-se entre as pessoas “e ao mesmo abrem horizontes e desafios à tarefa evangelizadora de cada um dos batizados”.

Nesta quarta-feira, 13, o segundo dia do seminário iniciou com a Missa às 7h, presidida por Dom Celli. Em seguida, o professor da Universidade Federal do Paraná, Elson Faxina, iniciou a conferência “Processos e meios, uma introdução ao fenômeno da Comunicação”. Ainda pela manhã, o professor da ECA/USP, Mauro Wilton de Souza, profere a conferência “Evolução dos modelos da comunicação e a construção de sentidos”.
Fonte: Canção Nova


Nenhum comentário:

Postar um comentário