terça-feira, 14 de junho de 2011

Solenidade de Pentecostes reúne milhares de fiéis no Recife



“Pastores e ovelhas juntos para celebrar a unidade.” As palavras do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido resumem a Solenidade de Pentecostes, realizada na tarde do domingo, 12, no Pátio do Carmo, no bairro de Santo Antônio, centro do Recife. A missa foi antecedida pela participação de padre João Carlos Ribeiro e Frei Damião Silva, que animaram os fiéis com canções religiosas.

“Na missão sejamos um: Igreja missionária na força do Espírito Santo”. Todos, de fato, se tornaram um. A diversidade de dons dos movimentos, grupos e pastorais foram colocados a serviço do Reino de Deus. Sacerdotes, religiosos e leigos testemunhando a unidade. Afinal, era o aniversário da Igreja Católica.

O movimento Encontro de Irmãos cantou algumas cirandas e mostrou que a cultura popular pode ser um instrumento de evangelização e capaz de reunir pessoas de diferentes grupos e paróquias numa mesma canção. Católicos de diversas cidades do Recife e Região Metropolitana organizaram caravanas e participaram do evento. A integrante do Apostolado da Oração, Maria José da Silva, 56, foi uma delas e estava feliz em poder participar do evento. “É uma bênção estar aqui celebrando com todos o dia de Pentecostes”, contou.




“Celebramos a plenitude da Páscoa com a manifestação histórica do Espírito Santo sobre a Igreja, sobre os apóstolos. Não podemos desprezar esse acontecimento. Temos que viver essa experiência de Pentecostes nas nossas vidas e comunidades”, disse dom Fernando.

O arcebispo destacou o envolvimento da Igreja com as questões sociais. “Temos que olhar por aqueles mais necessitados. as pastorais sociais devem ter um peso muito grande na vida da nossa Igreja. Elas têm um papel fundamental para que possamos levar adiante aquilo que celebramos para uma ação mais concreta.”

Sobre o dia dos namorados, comemorado no domingo, dom Fernando ressaltou a beleza do amor. “É lindo ver um casal que se ama e que vive até o último dia das suas vidas a plenitude do amor com a bênção do sacramento. Hoje é um dia importante para rezarmos por esses casais que passam para nós essa lição de amor. Pentecostes também é a festa do amor, do amor ágape, contemplação e serviço.”



Mais fotos acesse http://www.arquidioceseolindarecife.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário