quinta-feira, 23 de junho de 2011

Arquidiocese celebra Corpus Christi no próximo domingo

A festa de Corpus Christi, que é o louvor à Eucaristia, é celebrada pela Igreja Católica nesta quinta-feira, 23. Entretanto, pela coincidência da data com os festejos alusivos a São João Batista, a Arquidiocese de Olinda e Recife transferiu a solenidade para o próximo domingo, 26. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, preside a solenidade, às 9h, na Catedral da Sé, em Olinda, Região Metropolitana do Recife. Após a celebração eucarística, os fiéis seguem em procissão com o Santíssimo Sacramento até a Academia Santa Gertrudes. As 103 paróquias da arquidiocese também celebram Corpus Christi no domingo.

De acordo com o pároco da Igreja dedicada ao Santíssimo Sacramento, no bairro da Boa Vista, centro do Recife, padre Cícero Ferreira, enquanto as grandes capitais do país observam o feriado de Corpus Christi, no Recife, o feriado é no dia São João, 24. “Por não ser feriado nesta quinta-feira fica difícil organizar procissões por conta do funcionamento do comércio e dos festejos juninos. A mudança na data é prevista no Missal Romano. Nos locais onde Corpus Christi não for de preceito, a solenidade pode ser realizada no domingo seguinte”, afirmou.

Solenidade – A celebração que exalta a presença de Jesus Cristo no Sacramento da Eucaristia, do pão e do vinho consagrados na missa pelo sacerdote, acontece na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.


Solenidade de Corpus Christi
Local:
 Catedral da Sé, em Olinda
Dia: 26 de junho
Horário: 9h

Nenhum comentário:

Postar um comentário