domingo, 13 de abril de 2014

O Católico deve se envolver com a Política?

Nosso País está vivendo um período de grande movimentação! São manifestações em quase todos os Estados do País pedindo pela diminuição do preço do Transporte Público, pela não utilização do dinheiro público naquilo que não tem necessidade, por exemplo, nos estádios e em obras por conta das Copas, pela Educação, melhoria na Saúde, dentre outras tantas causas.

Mas, e nós católicos, temos que nos meter nisso? Temos só que rezar pra que as coisas mudem? Será que podemos nos envolver com a política que está tão suja, tão corrupta e tão vilã?

O Youcat nos responde essa questão: [440] É uma missão especial dos cristãos leigos empenhar-se na política, na sociedade e na economia com o Espírito do Evangelho, do amor, da verdade e da justiça. Para tal, a Doutrina Social da Igreja oferece-lhes uma clara orientação.

O Papa Francisco durante uma audiência com jovens estudantes jesuítas, também falou sobre o nosso envolvimento com a política. Veja só: “Envolver-se na política é uma obrigação para o cristão. Nós cristãos não podemos brincar de Pilatos, lavar-nos as mãos. Devemos envolver-nos na política, porque a política é uma das formas mais altas da caridade, porque procura o bem comum. Os leigos cristãos devem trabalhar em política. Você me dirá: Não é fácil. Mas também não o é tornar-se padre! A política é demasiadamente suja, mas é suja porque os cristãos não se envolveram com o espírito evangélico. É fácil dizer: culpa daquilo… Mas eu, o que faço? Trabalhar para o bem comum é dever do cristão.” 

E você, vai ficar parado?

Não estou falando pra você ir para as ruas, gritar, levar cartazes e tal. Mas te convido a fazer a diferença na hora de escolher o candidato que receberá seu voto!

Fonte: Blog do Dominus - Jovens Revolucionários Dom Bosco