sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Missão é elemento essencial da vocação de todo batizado, diz Papa

"O chamado à missão não é algo destinado exclusivamente a um restrito grupo de membros da Igreja, mas um imperativo dirigido a cada batizado, um elemento essencial da sua vocação", explicou Bento XVI a um grupo de 18 bispos brasileiros dos Regionais Norte I (Norte do Amazonas e Roraima) e Noroeste (Acre, sul do Amazonas e Rondônia) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Os prelados foram recebidos pelo Santo Padre na manhã da segunda-feira, 4, por ocasião da visita ad Limina.O território atendido pela Igreja naquela região do Brasil passa dos 2 milhões de km2. O Pontífice reconheceu os esforços "muitas vezes carecendo de meios adequados - para levar a Boa Nova de Jesus a todos os cantos da floresta amazônica".

O Santo Padre recordou que Deus pode salvar o homem por vias extraordinárias que somente Ele conhece. No entanto, uma vez que Jesus revelou os caminhos ordinários da salvação, o Bispo de Roma propôs uma pergunta aos bispos: "os homens poderão salvar-se por outras vias, graças à misericórdia de Deus, se não lhes anunciar o Evangelho; mas poderei eu salvar-me se por negligência, medo, vergonha ou por seguir idéias falsas, deixar de o anunciar?".

Nesse contexto, ele também lembrou que propor a mensagem do Evangelho nunca é um atentado à liberdade religiosa. "Propor a essa consciência a verdade evangélica e a salvação em Jesus Cristo, com absoluta clareza e com todo o respeito pelas opções livres que essa consciência fará - e isso, sem pressões coercitivas, sem persuasões desonestas e sem aliciá-la com estímulos menos retos - longe de ser um atentado à liberdade religiosa, é uma homenagem a essa liberdade. […] Esta maneira respeitosa de propor Cristo e o seu Reino, mais do que um direito, é um dever do evangelizador", disse, citando a Exortação apostólica Evangelii nuntiandi, do Papa Paulo VI.

O Papa indicou que o conceito de missão não pode ser limitado à busca de novas técnicas e formas que tornem a Igreja mais atrativa "e capaz de vencer a concorrência com outros grupos religiosos ou com ideologias relativistas. [...] A missão, portanto, nada mais é que a consequência natural da própria essência da Igreja, um serviço do ministério da união que Cristo quis operar no seu corpo crucificado".

Aparecida e Anchieta

A figura do Beato José de Anchieta foi proposta pelo Pontífice como modelo capaz de "ajudar as Igrejas particulares a encontrar os caminhos para empreender a formação dos discípulos missionários no espírito da Conferência de Aparecida".

Acerca de um dos compromissos centrais da V Conferência do Episcopado Latino-Americano e Caribenho - a Missão continental -, Bento XVI explicou que, para que essa "seja realmente eficaz, deve partir da Eucaristia e conduzir para a Eucaristia".

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário