sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Meninos da Orquestra Cidadã viajam para apresentação no Vaticano

Nesta segunda-feira, quarenta e três pernambucanos da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque embarcaram para a Itália, onde se apresentarão para o papa Francisco. Ansiedade, expectativa e muito talento enchiam a bagagem dos jovens pernambucanos ontem, no último ensaio de um repertório especial que será mostrado ao santo padre, em um concerto exclusivo no dia 31 deste mês, no Vaticano. Durante a passagem do grupo pela Europa, a orquestra se apresentará cinco vezes e promete encantar o público com canções que vão do erudito ao regional.

A ida para a Itália marca o primeiro carimbo no passaporte de Luhan Lucena. Aos 11 anos, ele é o mais jovem entre o grupo de 43 músicos de 15 a 20 anos. Tímido, Luhan está ansioso para ver o líder da Igreja Católica. “O que me deixa mais inquieto é tocar para o papa, mas gosto mesmo é de pensar que a gente vai representar o Brasil e ficar conhecido mundialmente”, conta. Aos 17 anos, Yuri Tavares já esteve com o grupo em sua primeira apresentação internacional, em 2013 na Alemanha. Desta vez, o garoto, que pretende ingressar no curso de música da UFPE no ano que vem, embarca como spalla, responsável pela afinação da orquestra e primeiro nome depois do maestro. A responsabilidade, no entanto, não é motivo de nervosismo. “Não estou ansioso como os outros, mas espero chegar lá e fazer o nosso melhor trabalho, principalmente por se tratar de uma figura especial para o mundo todo.” Além da apresentação para o Pontífice no dia 31, a orquestra se apresenta outras quatro vezes durante a 16ª edição da Conferência Internacional da associação Catholic Fraternity  e para o primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, no dia 4 de novembro.

No repertório, que será executado em companhia com a violonista japonesa Yoko Kubo, obras de Bach, Vivaldi e Tchaikovsky dividirão espaço com canções que são importantes referências nacionais e regionais, como Aquarela do Brasil, Carinhoso e o mestre pernambucano Luiz Gonzaga. Para o maestro Nilson Galvão Júnior, que acompanha a orquestra desde janeiro, a palavra que define seu sentimento é orgulho. “Eu sei que vamos fazer um trabalho bonito, mostrando o que Pernambuco tem de melhor. Esses meninos são super talentosos e não ficamos atrás de nenhum país de primeiro mundo”, conta o regente, que pretende surpreender os europeus com clássicos nacionais. “Vamos botar os europeus para requebrar”, brinca.

A orquestra Criança Cidadã é um projeto social que existe desde 2006. Atualmente 170 pessoas entre quatro e 21 anos são atendidos e assistem aulas de instrumentos, teoria musical e canto coral. O projeto também proporciona às crianças apoios pedagógico, médico, psicológico e aulas de informática. A iniciativa é reconhecida internacionalmente e, em oito anos, já foi premiada mais de 20 vezes, incluindo o prêmio de boa prática de inclusão social pela Organização das Nações Unidas, em 2010.

Confira o tour europeu da orquestra:

30 de outubro
Apresentação na 16ª Conferência Internacional da Catholic Fraternity, em Assis, Itália

31 de outubro
Apresentação para o papa Francisco na Sala Clementina, Vaticano

1º e 2 de novembro
Três apresentações na Conferência Internacional

4 de novembro
Apresentação para o primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho no Palácio de São Bento, Lisboa

Fonte: Diario de Pernambuco
Reportagem: Maira Baracho
Foto: Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário