sexta-feira, 2 de maio de 2014

A Igreja deve envolver-se diretamente na política?

Josenildo Sinésio e Ricardo Costa, juntos na Fé e na Política
Há muito tempo fui uma pessoa que tinha aversão à política, com um discurso de não me envolver com a hipocrisia e a corrupção dos nossos políticos. Com o tempo, vi que essa atitude era tudo que eles queriam, pois sem me inteirar de suas reais intenções, votava por amizade ou pela "cara". Me dei mal por muito tempo e contribui para colocar mais hipócritas e corruptos no comando desse país.

Mas será que o cristão deve se envolver diretamente com a política? 

Procurei na doutrina da Igreja Católica uma resposta: "Não cabe aos pastores da Igreja intervir diretamente na construção política e na organização da vida social. Essa tarefa faz parte da vocação do fiéis leigos, que agem por própria iniciativa com seus concidadãos. A ação social pode implicar uma pluralidade de caminhos concretos. Terá sempre em vista o bem comum e se conformará com a mensagem evangélica e com a doutrina da Igreja, Cabe aos fiéis leigos animar as realidades temporais com um zelo cristão e comportar-se como artesãos da paz e da justiça." Catecismo da Igreja Católica, 2442.

A partir disso passei a militar não por uma ideologia partidária, mas pelo bem comum, pela paz entre irmãos e pela justiça de um povo que foi sempre enganado.

Vivo num bairro de periferia de uma cidade levada na brincadeira e no descaso do poder público. Vivo num estado que cresce nas estatísticas, mas vejo o gemido da saúde, o suspiro da educação e o clamor da paz todo dia ao meu redor. Vivo num país onde se utiliza de velhos artifícios para enganar seu povo, com projetos eleitoreiros, com promessas vãs e com falsas informações.

Esta na hora de mudarmos nosso conceito de política, de socialização, de cultura, de ser Igreja. De nada vale tantos protestos nas ruas se nas urnas vamos manter o quadro atual. De que adianta tantos discursos ideológicos nas mesas de debate, nos palanques da vida, nas redes sociais, se na prática fazemos sempre o mesmo.

Este é o ano da mudança! Acorda Olinda! Acorda Pernambuco! Acorda Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário