segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Seminaristas concluem 1º módulo do Curso de Libras no Seminário de Olinda

Entre os meses de março e novembro de 2011, quatorze seminarista da Arquidiocese de Olinda e Recife participaram do Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), visando à promoção da acessibilidade em seu trabalho pastoral. O curso foi idealizado pela Pastoral dos Surdos em parceria com o Departamento de Letras da UFPE, que conferiu a certificação.

Durante o curso, os seminaristas estudaram em Libras: orações, partes da santa missa, cantos litúrgicos, sinais referentes à catequese, etc. Entre as pessoas que contribuíram com a realização deste curso, está a religiosa americana, Ir. Virgínia Barry, que trabalhou no Brasil durante 30 anos juntos aos surdos. Além de professores surdos e intérpretes da Pastoral dos Surdos. O curso finalizou com apresentações de músicas religiosas traduzidas para a Libras pelos próprios alunos.

“O curso nos possibilitará um trabalho pastoral mais inclusivo, uma vez que nos permite a comunicação sem obstáculos para com os nossos irmãos surdos”, afirmou o estudante Robson Soares.

Segundo  o professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco e coordenador Nacional dos Intérpretes Católicos, Jurandir Dias, a ideia é dar continuidade no próximo ano com um segundo módulo de mais 60h, bem como a abertura de uma nova turma para outros iniciantes. “Tudo isso vem confirmar a possibilidade de os surdos ouvirem a Palavra de Deus, sendo plenamente acolhidos e incluídos nas comunidades de fiéis”, afirmou o professor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário