sexta-feira, 19 de agosto de 2011

JMJ 2011: relato Pe. Gimesson


Olá, juventude, tudo bem?

Demorei mas eu aqui cheguei! Vim partilhar com vocês minhas impressões, meus sentimentos e nossas vivências aqui na JMJ Madri que oficialmente iniciou na terça-feira, 16, e que vai até domingo, 21. Vou usar uma linguagem informal, pois não vai dar para refinar o texto em plena madrugada de Madri depois de um dia muito ativo e com um ritmo muito frenético!

Bem, a nossa viagem de vinda para Madri foi muito boa! Esperada e desejada por muitos meses! Tinha gente que nem estava conseguindo dormir de tanta ansiedade nas últimas semanas!

O nosso grupo de peregrinos é articulado pela agência de viagens da Comunidade Obra de Maria e quem nos coordena é o amigo Állerson. No total somos 46 peregrinos. Não me lembro bem do número exato porque aconteceram alguns imprevistos e alguns não puderam viajar. Vou olhar direitinho para depois confirmar. Temos gente da Paraíba, Alagoas e Pernambuco. O grupo de Alagoas viajou no sábado, 13, e o nosso grupo de Pernambuco e da Paraíba (com 2 alagoanos no meio kkk!) viajou na segunda-feira dia, 15. Deu tudo certinho, sem imprevistos! Encontramos muita turbulência no “caminho” mas nada que nos fizesse sacudir dos assentos da aeronave nem nos fazer desesperar.

Chegamos primeiro em Lisboa e de lá fizemos conexão para Madri. No Aeroporto de Lisboa ficamos rodando “pra cima e pra baixo” até encontrar o local do check-in e a agente da Obra de Maria em Portugal (kkk). De Lisboa a Madri ‘gastamos’ apenas 50 minutos de viagem! Foi muito legal e tranquila, mas o cansaço e o sono já nos faziam cochilar só de ficarmos sentados (kkk). Quando chegamos a Madri, tudo correu muito bem e fomos conduzidos para um hotel em Alcalá de Hanares.
Todos acomodados, haja sono para gastar (kkkk). Depois de sono e almoço ou almoço e sono, alguns arriscamos ir para o centro de Madri a fim de participar da Missa de Abertura às 20h (no horário local) com o sol “queimando no quengo”. Ah, aqui só escurece a partir das 21h ou mais! A diferença de horário é de 5 horas a mais para cá em relação ao Brasil. Por exemplo, aí ainda são 21h15min, e aqui já são 02h15min. Pense numa diferença que anima mais o sono (kkkk).

Para os que foram tentar participar da Missa de Abertura presidida pelo Cardeal de Madri a aventura foi de fazer rir! Não sabíamos de nada! Nem para que lado ficava. Éramos um grupo de uns 8 jovens ou mais, pois nem todos tiveram condições de ir por causa do cansaço! Chegamos à Missa exatamente no hino de louvor. Foi emocionante subir as escadarias do metrô e se deparar com uma enorme multidão de jovens de todo planeta espalhada por toda a cidade participando da Missa. Não encontramos lugar nem para avistar o palco da Missa. Mas ouvimos tudo! Encontramos já na primeira noite um grande grupo de brasileiros espalhados.
Encontramos o grupo do Colégio Damas de Recife, a turma da Paróquia de Jardim São Paulo, o pessoal da Delegação Oficial da CNBB…enfim, muita gente! A primeira noite terminou com nosso grupo perdido em Madri tentando acertar o metrô e o trem que nos levariam de volta para o bairro do hotel kkk! Pense numa aventura! A sorte é que tinha gente nos ajudando, inclusive a jovem Bruna, prima de Natália de Jardim São Paulo, que mora em Madri já faz um tempinho.

Cantamos na rua e no metrô! Tiramos fotos com gente de todo o mundo! Fomos saudados na rua por centenas que ficavam alegres só por verem nossa bandeira…. enfim, tudo tem sido muito empolgante! Só o primeiro dia já nos dá a idéia de como é uma JMJ e qual a sua força nas juventudes.

Bem, esta é minha primeira pequena grande partilha sobre a JMJ Madri! Depois vem mais!

Pe. Gimesson Eduardo da Silva, SCJ
 Presidente da CAP Juventude da Arquidiocese de Olinda e Recife


Um comentário:

  1. !Que bueno!

    rsrs, fico muito feliz pela alegria e renovo que esta viagem e esta JMJ estão proporcionando para os nossos conterrâneos! Queria muito poder estar lá, mas esperamos, em orações, estar participando desta Jornada! Um forte abraço a todos!

    ResponderExcluir