domingo, 7 de agosto de 2011

Dia do Padre marcado por homenagens e confraternização



“Um sim que dura para toda a vida. Um chamado para servir a Deus. Um pai, um sacerdote.” Ontem, 4, a Igreja celebrou o Dia do Padre. A data foi lembrada em Reunião Solene realizada na Câmara Municipal do Recife. A manhã reservava outro momento especial: a entrega do Título de Cidadão Recifense ao vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, monsenhor José Albérico Bezerra.

A mesa foi composta pelo arcebispo metropolitano, dom Fernando Saburido; arcebispo emérito de Maceió, dom Edvaldo Amaral; o pároco de Nossa Senhora da Boa Viagem, monsenhor Edvaldo Bezerra e o vigário geral da arquidiocese, monsenhor José Albérico; o presidente da Câmara Municipal, vereador Jurandir Liberal e o autor da proposta, vereador Josenildo Sinésio.

“Parece que algumas pessoas têm tarefas decisivas para a paz doshomens.Para nós, leigos, é um privilégio ter os senhores (padres) como nossos pastores”, afirmou o Josenildo Sinésio. Em seu discurso, o vereador apresentou a todos a biografia do monsenhor Albérico revelando curiosidades como a de que o religioso é hábil ‘imitador’ das falas e gesto de dom Helder Camara. O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Nordeste 2, dom Genival Saraiva de França, enviou uma mensagem ao monsenhor, que foi lida pelo vereador Jurandir Liberal. “Considero muito justa essa concessão. Monsenhor Albérico já é do Recife de coração, moradia e ofício”, disse dom Genival através de carta.

Em seguida, dom Fernando foi convidado a falar em nome do clero. “A minha palavra é de agradecimento pelas homenagens aos padres e ao monsenhor Albérico. Eu fico encantado ao ouvir a história de vida do monsenhor e pelo esforço dele. A gente sente que ele é uma pessoa realizada. Está sempre feliz e de bom humor”, disse. O arcebispo recebeu placa comemorativa em homenagem aos sacerdotes.


O monsenhor Albérico recebeu o diploma com o Título de Cidadão Recifense
e a medalha de Honra ao Mérito. Era a sua vez de dirigir-se a tribuna e discursar, mas antes um pedido especial foi feito pelo presidente da câmara: imitar dom Helder. Pedido prontamente aprovado pelos presentes.

“Recife enche o coração da gente. É impossível deixar de nutrir um carinho por esta cidade que me acolheu. Foi aqui que construí minha identidade, minha trajetória, minha biografia. Sem dúvida este é o meu lugar. Sempre acreditei que a capital do Estado é o seu coração”, discursou.


Reproduzindo, com perfeição, as palavras e gestos do ‘profeta dos nossos dias’, dom Helder Camara, disse: “Não há estrangeiros entre nós porque somos todos filhos do mesmo  Criador e Pai. No entanto, somos estrangeiros poque nossa pátria definitiva não é aqui, mas no coração do Pai, no Reino dos Céus.” A imitação aplaudida  com fervor. Após o encerramento da reunião, o novo cidadão recifense recebeu os cumprimentos dos familiares, sacerdotes e amigos.


Confraternização – O Dia do Padre ainda reservava um descontraído almoço com direito a sorteio de presentes, na  Comunidade Obra de Maria, na cidade de São Lourenço da Mata.








Fonte: http://www.arquidioceseolindarecife.org/2011/08/dia-do-padre-marcado-por-homenagens-e-confraternizacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário