terça-feira, 16 de novembro de 2010

Onde estão os nossos jovens?

Uns dias atrás ouvi de um pregador da Canção Nova uma profecia que diz sobre um novo avivamento na Igreja Católica. Se é verdade ou não, comecei a perceber que realmente estamos precisando urgente desse avivar.

Deus me deu um dom: o carisma da juventude e da música. Por isso vivo acompanhando esses jovens e observado o êxodo deles em nossas igrejas.

Olinda é uma cidade jovem, mas onde eles estão? Vejo-os nas ruas, nas praças em meio a bebidas, drogas e violência. Vejo-os numa alegria momentânea que dura apenas enquanto a bebida ou as drogas fazem efeito. O que fica depois? Peso na consciência, frustração, solidão, um vazio…

Tenho dó desses jovens e tristeza na alma porque a nossa igreja não tem preparação para acolhê-lhos, tratá-los com amor e fazê-los felizes e realizados.

Qual será o futuro da nossa amada Igreja Católica sem esses jovens? O que nossos sacerdotes, nosso arcebispo, nossos grupos e nossas pastorais estão fazendo pelos jovens? Gostaria que alguém me respondesse estas questões, pois estou inquieto e triste.

Ultimamente venho meditando sobre esse assunto, rezando muito, ouvindo o Senhor e me preparando para uma ação missionária, que ainda não sei como vai ser, mas acredito que será uma batalha feroz. Também congrego os sacerdotes, os grupos, as comunidades, os leigos adultos e a juventude para juntos lutarmos por um novo avivamento em nossa igreja amada e que ele venha através dos jovens, que é o futuro da nossa igreja.

Meu intuito é traçar um plano para resgatarmos nossos jovens para o colo amado de Jesus.

Espírito Santo, derramai vossos carismas!

Obs.: gostaria do seu comentário, sua crítica, sua sugestão sobre o exposto aqui, quem sabe não salvamos a vida dos nossos jovens!

9 comentários:

  1. Uma resposta simples: Conservadorismo "barato" e hipócrita que existe principalmente dentro de Grupos de Oração. Pessoas que pregam aquilo que não vivem. Pessoas alienadas e muitas vezes doentes de "santidade" que querem ser deuses e acabam afastando os jovens da Igreja começando pela RCC. Os jovens já frequentavam às Missas antes dessa "febre" de carismáticos aparecer, foram pra outro lado e acabaram dispersos dos dois lados. A Igreja precisa de uma reforma dentro dela mesma! Acabar com o preconceito de poucos que afasta muitos. Vamos parar de falar besteiras pra nossos jovens. Vamos falar de vida e realidade, de AIDS, de CRACK, coisas que matam todos os dias. Deixemos nossos jovens se comunicarem com Deus do jeito deles e não do jeito desses líderes hipócritas que não vivem o que pregam. Abraços Paulo!!! FÉ, FORÇA & UNIÃO sempre!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo paulo, concordo com vc em se expressar desta forma, meio que indignado com esta situação atual de nossos jovens... gostei muito do artigo... gostaria de publicalo no meu jornal, isso se vc me permitir...
    agora terei q adaptalo para uma linguagem mais abrangente...

    Deus te abençoe!

    Edilson Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante a sua colocação: Onde estão nossos jovens? e mas interessante ainda a sua preocupação para com eles.Acho que falta conciência de ambas as parte, tanto deles mesmo , como de pessoas ligada aos movimentos da igreja, sabemos a necessidade de trazer os jovens para uma nova realidade com Cristo. Acho que você ta certo quando quer mobilizar a todos com essa quetão, pode contar comigo para qualquer movimento que você for realizar.Abraço amigo!!!

    ResponderExcluir
  4. oi paulo, os nossos jovens estão buscando alegria ,amor ,preenchimento de carencias em coisas fúteis passou a época de que nossos jovens gostavam das coisas da igreja temos que ter estratégia para rouba-los do mundo ,por exemplo: a maioria dos grupos jovens da arquidiocese são aos domingo a tarde ,cara domingo a tarde a juventude tem outras atrações como: churrasco, praia, festas, baladas em geral, eles não vão deixar estas coisas para ir à igreja 1° temos que atrair depois esperar que que deus entre na vida deles ai sim tudo será mais fácil tudo é mais fácil quando se entende a Deus e a o que ele prega , meu ministério tem o costume de fazer show no interior de todo pernambuco e temos visto que lá ainda existe jovens comprometidos com Deus mas a cada dia o interior vem ficando com os mesmos atrativos mundanos da cidade grande mas o nosso dever como servo de Deus é viver o que cantamos e tocamos e mostrar que vale a pena ser de Jesus.
    vale a pela sim e pra vc jovem que ler este artigo eu tenho 24 anos e desde os meus 115 anos conheci a jesus e seus ensinamentos e sou apaixonado por ele e eu posso dizer hoje e sempre " vale a pena ser de Deus". digão BSF.

    ResponderExcluir
  5. Paz e bem meu brother!
    A igreja adormece, ou melhor hiberna, enquanto os jovens vivem realidades concretamente tristes. Teologamos demais Jesus, ou mistificamos demais o Senhor e não conseguimos mostrar que Deus está na simplicidade e acima de tudo no amor fraterno, que não conhece barreiras e nem preconceitos.
    Sua indignação também é minha e daqueles que tem a coragem de pensar, questionar e olhar pra dentro de si para ver o que podem fazer afim de mudar essa realidade.
    A Lei não pode ser maior que o amor e infelizmente herdamos a supra-valorizção da Lei em detrimento do amor por influência de pessoas ditas importantes na igreja, seja com seus "cargos", seja por seus "conhecimentos teológicos".
    Não quero aqui levntar um bandeira ante- eclesial e sacerdotal, mas sim aprofundar o questionamento e saber, montar estratégias, para atrair a juventude mostrando a beleza de nossa doutrina católica e, acima de tudo, fazer dessa doutrina objeto, concreto e não alienado, de discussão etre nós e o jovens. Inserir nossa tradição no contexto da realidade, dos temas atuais!
    Com orações,
    Léo.

    ResponderExcluir
  6. Henrique meu nobre CONCORDO com você, sou da RCC de vez em quando, hehehehehe, e Deus devem está olhando para baixo e ficando de boca aberta, vendo as vontades desse povo sendo colocado da seguinte forma: Deus colocou no meu coração que a camisa de tal lugar tem que ser verde, foi colocado em Oração e Deus falou que tal ministério tem que tocar em tal evento (Engraçado é essa parte que Deus só escuta e escolhe uns 3 ministérios) hehehehehehe, a Juventude está morrendo viciada em CRACK, fazendo aborto clandestinos, eu sou contra o aborto sempre fui sou a favor da vida, mais a igreja precisa investir em uma educação sexual, pois estão pregando de forma errada, castidade, namoro santo, isso é Utopia e nessa conversinha sem tratar de prevenção contra gravidez e doenças estão matando muitos jovens. Entre outras coisas que não precisa nem citar aqui, Deus é a fonte do amor puro, criador de tudo que existe e de todas as coisas, e tem tanta coisa para ele resolver que você acha que Deus ia perder tempo em está se preocupando com a cor das camisas, Gente vão rezar para pedir a Deus sabedoria para lidar com tanta droga, fome, violência, Políticos corruptos, pois Deus não quer que nós sejamos santos e sim mais humanos, assim que nós aprendemos a ser mais humanos é que vamos ver o mundo com outros olhos pois se se fossemos para sermos santos tínhamos nascido com asinhas nas costas e rodinha na cabeça.

    ResponderExcluir
  7. tipow eu parei de ir ao grupo de oração por causa de uma mina q fikava dando em cima de mim e de vez em qndo peidava. poww

    ResponderExcluir
  8. A palavra de Deus é uma só, principalmente quando Ele diz "Deixa tudo e segue-me"

    Não posso dizer que estou seguindo a Deus, se na verdade estou nos carnavais do mundo vivendo na bebedeira (que não deixa de ser uma droga), a hipocrisia sempre irá existir no meio de nós, mas não posso me deixar desanimar, porque não me espelho nos erros dos meus irmãos, e sim nas coisas boas que eles me oferecem.

    Não sou RCC de vez em quando, ou quando me convém, porque isso sim é hipocrisia, ou você é ou não é. A palavra de Deus diz " Seja quente, ou seja frio... Pois morno, Eu Vomitarei ". Creio eu que aquele que fala “Parem de falar besteira nos grupos de orações” não participa muito de Grupos de Oração, pelo simples fato de que, no Grupo falamos da Palavra de Deus, damos testemunhos, fazemos orações...e no momento que eu digo que isso tudo é besteira, automaticamente, estou dizendo que “A palavra de Deus não vale nada” ...

    Então meus irmãos, aconselho que vocês, revoltados com a vida e com Deus, busquem melhorar as coisas que estão erradas, pois criticar é a parte fácil, difícil é tentar mudar

    Para evangelizar é preciso ter unção de Deus, é preciso ser fiel no pouco, um coração com rancor e amargurado não converte nem a si mesmo.

    Deus nos abençoe, e que o Seu Espírito Santo nos traga a sabedoria necessária.


    Ass:Clayton Freitas

    ResponderExcluir
  9. E aí Paulo firmeza?
    Os jovens estão por aí vivendo suas vidas, procurando razões pra isso.Não adianta ir pra igreja ouvir ladainhas de dois mil anos atrás meu irmão! Esse papinho de ser fiel no pouco ou que se for morno eu vomito são passagens isoladas que as pessoas gostam de repetir e defender seu significado da forma que um fulano qualquer interpretou.
    O tempo passou a cultura mudou e a igreja precisa se adaptar, COMO é uma discussão feroz vc sabe disso, mas oque não dá é pra ficar naquele senta e levanta da missa, canta, dança, fecha os olhos ora em linguas e vai pra casa jurando que é um guerreiro do exercito de Cristo!É preciso que as pessoas tirem suas proprias conclusões sobre o que Deus quer pra suas vidas; esses conceitos de santidade ultrapassados que a igreja e a RCC pregam não passam de manuais de instrução de como se deve viver que na verdade só insinam os guerreiros do exercito a limpar mato e lavar banheiro no quartel.Porque batalha de verdade é zero meu amigo.
    Hoje em dia os jovens não topam viver de teoria viver de aparências, e nisso eles estão certos pois pra mim morno mesmo é quem vive enfiado dentro da igreja e se isola do mundo real.
    A vida é pra ser vivida e os jovens estão vivendo, não é difícil encontrá-los mas se a igreja quiser convocá-los tem que primeiro se livrar das máscaras e das coisas inúteis que ela insiste em preservar!
    Abraço Paulo!!!

    ResponderExcluir