domingo, 3 de agosto de 2014

Começa hoje a Festa do Santíssimo Salvador, padroeiro da cidade de Olinda

O Sítio Histórico de Olinda é um convite à contemplação e oração. A Igreja Catedral e a cidade rendem homenagens ao Santíssimo Salvador do Mundo. O Tríduo Preparatório tem início neste domingo, 3 de agosto, com Missa às 9h.

A programação segue até o dia 6, data em que a Igreja celebra a Transfiguração do Senhor, a aparição luminosa do Cristo para os apóstolos Pedro, Tiago e João no Monte Tabor. Nos dias 4 e 5, as Missas serão realizadas às 19h na Sé de Olinda. As festividades reúnem fiéis das paróquias da cidade.

Na terça-feira, 06, dia do padroeiro, as comemorações começam às 8h. Haverá a Alvorada Festiva e Laudes solenes dirigidas pelas congregações religiosas, irmandades, Ordens Terceiras e seminaristas.

A tradicional procissão com a imagem do Santíssimo Salvador do Mundo sairá às 16h, da Igreja Matriz de São Pedro Mártir em direção a Sé de Olinda. Ao chegarem à catedral, os fiéis participarão da Missa Solene presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

A imagem do Santíssimo Salvador tem mais de dois metros e fica localizada no altar central da igreja. Nela, Jesus Cristo segura um globo terrestre com uma cruz fincada simbolizando o mundo cristão.

Histórico – A Festa do Santíssimo Salvador é secular, mas não é possível precisar o seu nascimento. A Sé de Olinda foi anunciada como catedral da então Diocese de Olinda em 16 de novembro de 1736 tendo como titular o Santíssimo Salvador do Mundo. De acordo com a historiadora, Marieta Borges, as celebrações foram retomadas em 1978 através do insistente pedido do também historiador e jornalista Gaston Manguinho, chamado ‘Patriarca de Olinda’. As paróquias de Olinda passaram a ser convidadas a participar da programação do evento. Há 35 anos, a tradição religiosa voltou a ser celebrada. A historiadora é autora da letra do Hino ao Senhor Salvador do Mundo em parceria com o padre Sílvio Milanez, autor da música.

TRÍDUO PREPARATÓRIO
03 de agosto – domingo
9h – Celebração Eucarística – Sé de Olinda
Paróquias animadoras: São Francisco de Assis (Rio Doce) e São Pedro Mártir (Centro)
04 de agosto – segunda-feira
19h – Celebração Eucarística – Sé de Olinda
Paróquias animadoras: Assunção de Maria (Rio Doce), Nossa Senhora da Ajuda (Peixinhos), Nossa Senhora da Conceição (Cidade Tabajara), São José (Casa Caiada) e São Lucas (Ouro Preto).
05 de agosto – terça-feira
19h – Celebração Eucarística – Sé de Olinda
Paróquias animadoras: Nossa Senhora de Fátima (Bairro Novo), Nossa Senhora de Guadalupe (Guadalupe), Sagrado Coração de Jesus (Águas Compridas), e Sagrado Coração de Jesus (Salgadinho).

DIA DA FESTA
06 de agosto – quarta-feira
8h – Alvorada Festiva e Laudes solenes – Sé de Olinda
Responsáveis: Congregações religiosas, Irmandades, Ordens Terceiras e Seminaristas de Olinda
16h – Procissão saindo da Igreja Matriz de São Pedro Mártir em direção à Sé de Olinda
17h – Missa Solene presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido

Fonte: AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário