quarta-feira, 16 de março de 2011

Fundadores da Fazenda da Esperança visitam terreno na Arquidiocese


Os primeiros passos para a construção da Fazenda da Esperança na Arquidiocese de Olinda e Recife começam a ser dados. A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes doou um terreno com cerca de 30 hectares no bairro da Muribeca para a instalação do centro de recuperação de jovens dependentes químicos. Nesta quarta-feira, 16, os fundadores da Fazenda da Esperança, frei Hanz Stapel e Nelson Rosendo, vêm ao Estado para visitar o local e conhecer a área.

Integram a comitiva, além dos fundadores, o presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, padre Francisco de Assis Mota; o prefeito da cidade de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes; o responsável pela Fazenda da Esperança de São Joaquim do Monte (PE), Claúdio Monteiro; a coordenadora do Grupo Esperança Viva do Recife, irmã Sônia e o fundador da Comunidade Obra de Maria, Gilberto Barbosa.

A instalação do centro de recuperação é uma iniciativa do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. O religioso fundou a Fazenda da Esperança São Bento, em Sobral, no Ceará, quando era bispo daquela diocese. Preocupado com a questão das drogas e violência no Estado de Pernambuco, o arcebispo tem procurado meios e se reunido com pessoas interessadas em contribuir com o projeto.

Em Pernambuco há três unidades da Fazenda da Esperança. Duas na cidade de Garanhuns, sendo uma masculina e outra feminina e uma masculina, em São Joaquim do Monte. Para fazer o tratamento, o dependente químico deve demonstrar interesse através de uma carta escrita de próprio punho. A internação tem duração de 12 meses.

Fazenda – É uma associação de fiéis reconhecida pela Igreja Católica, que trabalha em diversos campos sociais, mas o principal é a recuperação de jovens dependentes químicos. A obra nasceu em 1992, na cidade paulista de Guaratinguetá, sob a coordenação do frei Hans Stapel.

A Família da Esperança tem 74 unidades espalhadas pelo Brasil e em mais dez países, dentre eles México, Alemanha e Filipinas. A Fazenda da Esperança abriga no seu seio a diversidade e a complementaridade de diversas formas de vida, pelo reino de Deus: os celibatários, os casados, os religiosos e os sacerdotes.

Grupo Esperança Viva – É um grupo de auto-ajuda, ligado às Fazendas da Esperança. Quando um jovem deixa a Fazenda onde viveu por 12 meses, e vai viver sua sobriedade na sociedade, precisa de apoio e de alimento espiritual. É nesses grupos que eles recebem o incentivo para viver essa nova fase.


Nenhum comentário:

Postar um comentário