sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Grito dos Excluídos 2012 será realizado hoje


O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo. É um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos(as). No Recife, ele será realizado nesta sexta-feira, 7, com concentração a partir das 8h, na Praça Oswaldo Cruz, bairro da Boa Vista. Em seguida, os participantes seguirão em caminhada até o Pátio da Basílica do Carmo, no bairro de Santo Antônio. O tema do Grito deste ano é “Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda a população”.

Durante toda esta semana estão sendo realizados atos de conscientização:

Dia 03/09 – Grito da Mulher (Oficina Feminista) Sede do Movimento dos Trabalhadores Cristãos (MTC) – Gervásio Pires;
Dia 04/09 – Mobilização Pré-Grito (Esquina da Rua 7 de setembro com a Conde da Boa) 14h; às 18h30 – Grito pelaSaúde: Lançamento do Forúm Recifence pelo direito à Saúde e contra a privatização – Sede do MTC;
Dia 05/09 – Grito pela Educação: o povo também quer entrar na universidade! Praça do Diário – às 14h.
Dia 06/09 – Grito pela Luta: contra a criminalização de luta e pelo direito de greva (Sede do MTC) 18h30.
Dia 07/09 – Grande marcha do Grito dos Excluídos 2012, concentração na praça Oswaldo Cruz a partir das 8h.

O Grito dos(as) Excluídos(as), como indica a própria expressão, constitui-se numa mobilização com três sentidos:

-denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social;
-tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome;
-propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.

O Grito se define como um conjunto de manifestações realizadas no Dia da Pátria, 7 de setembro, tentando chamar à atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira. Não é um movimento nem uma campanha, mas um espaço de participação livre e popular, em que os próprios excluídos, junto com os movimentos e entidades que os defendem, trazem à luz o protesto oculto nos esconderijos da sociedade e, ao mesmo tempo, o anseio por mudanças.

As atividades são as mais variadas: atos públicos, romarias, celebrações especiais, seminários e cursos de reflexão, blocos na rua, caminhadas, teatro, música, dança, feiras de economia solidária, acampamentos – e se estendem por todo o território nacional.

Em 2012 o Grito dos(as) Excluídos(as) traz como tema: “Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda população!”

Fonte: http://www.arquidioceseolindarecife.org/


Um comentário:

  1. Olá, Paulo.

    Eu sou Lucas, faço parte da equipe do site www.formacaocursos.com.br.

    Primeiro que nada parabéns pelo seu blog!

    Entro em contato porque estamos interessados em concretizar uma parceria..
    Notamos que seu site é muito legal, tem conteúdo interessante, atualizado e de grande valor para nosso público alvo.

    Daí surgiu a ideia de realizar a parceria, estamos oferecendo dois dos nossos cursos online em troca de um publipost ou link no menu Links para que você faça algum tipo de ação com seus leitores.
    Pode ser uma promoção ou um sorteio, você pode incentivar os seus leitores a conhecer a educação a distância, um dos segmentos que mais cresce no nosso país. As promoções, principalmente as relacionadas com educação, sempre são bem vistas e trazem bons resultados.

    Nossa intenção é mostrar a qualidade e seriedade dos nossos serviços. Somos uma empresa séria, temos atualmente 12 unidades em funcionamento e estamos abrindo franquias em todo Brasil.

    No caso de aceitar a troca, vamos prestar toda a ajuda necessária para escrever o artigo e dar sugestões sobre como realizar uma boa ação promocional.

    Aguardo retorno. Desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir