sexta-feira, 6 de junho de 2014

Celebração pede paz no futebol

Muitas paixões e um só time. O time da paz. Na noite desta segunda-feira, 2, não houve partida de nenhum clube pernambucano. Entretanto, torcedores foram até a Igreja Santa Cruz, no bairro da Boa Vista, área central do Recife, para participar da Missa pela Paz no futebol. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife e torcedor do Sport, Dom Fernando Saburido. A Missa também foi uma homenagem ao jovem Paulo Ricardo Gomes, 26 anos, morto após ser atingido por um vaso sanitário arremessado das arquibancadas do Estádio do Arruda.

Familiares de Paulo Ricardo, diretores e presidentes do Náutico, Sport e da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), além de representantes do Governo do Estado e Polícia Militar de Pernambuco participaram da cerimônia. ”A fé é essencial na vida de cada ser humano e na nossa vida nesse momento de tanta tribulação. É somente com a fé que a gente espera em Deus superar esse momento”, ressaltou o tio de Paulo Ricardo, Tiago Valdevino.

O arcebispo espera que a morte do torcedor seja o início de tempos de paz. “Que o 30º dia de falecimento do Paulo Ricardo contribua para a construção de uma cultura de paz. De modo que vamos lutar, pelo menos aqui em Pernambuco, para que haja mais respeito ao outro e que o esporte contribua para o bem estar e unidade dos irmãos”, salientou Dom Fernando.

Cinco bispos concelebraram com Dom Fernando, Dom Severino Batista (Diocese de Nazaré – PE), Dom Bernardino Marchió (Bispo de Caruaru – PE), Dom Magnus Henrique (Diocese de Salgueiro – PE), Dom Aldo Pagotto (Arquidiocese da Paraíba – PB) e Dom Edvaldo Amaral (bispo emérito da Arquidiocese de Maceió – AL). Padres e religiosos também participaram da celebração.

Torcedores do Náutico, Santa Cruz e Sport ofertaram as bandeiras dos clubes. Um amistoso abraço concluiu o gesto.

Dom Bernardino Marchió torce para que a fraternidade possa reinar no futebol. “Celebrar esta festa do esporte é celebrar o desejo de viver mais em comunhão entre todas as torcidas. Está chegando a Copa do Mundo. Vamos torcer para que a violência não tome conta desse espetáculo. Que a violência seja banida e a paz una os torcedores”, disse o bispo de Caruaru.


No fim da celebração, o coral do Colégio Salesiano se apresentou. No repertório, canções religiosas com a temática da paz e amor ao próximo.

Fonte: Arquidiocese de Olinda e Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário