quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A missão do Profeta!

Que o teu amor vá na frente, ó Deus, e me faça ver a derrota dos que me espreitam (Sl 59, 11).

Todo aquele que entra para o serviço de Deus é amado por uns e odiado por outros. Mas nem um nem outro deve afetar a missão. Se espera somente ser amado, vai se decepcionar e desistir muito facilmente. Se der importância maior aos que odeiam, o medo te fará vacilar.

O Evangelho de hoje (Lc 10,1-12) nos exorta à missão: indo dois a dois, porque não podemos estar sozinhos; sem levar nada, ou seja, despido de interesses pessoais e ir aonde Deus mandar, sem se preocupar se foi bem ou mal recebido.

Peço a Deus que livre seus profetas dos que os invejam, dos que os caluniam e dos que os maldizem.

Rezo para que os inimigos espirituais não consigam destruir a obra de Deus nestes homens e mulheres que atenderam ao seu chamado.

Rogo à Nossa Senhora da Defesa que passe na frente e esmague a cabeça da serpente!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Meu voto é consciente!

Nesta eleição o povo católico vive dividido em assumir publicamente seus candidatos ou deixar apenas subentendido. Uns dizem que não podemos ter candidato escolhido outros se agarram com alma aos seus pretendidos.

Acredito que a Igreja, como instituição religiosa, tenha que lutar pelos valores sociais, de fé e de vida. Por questão ética, não pode se definir abertamente com determinado candidato, mas deve ensinar os fiéis a saberem votar em quem luta pelos princípios cristãos.

Agora a igreja, que nós somos, temos que nos posicionar em favor de quem tem uma coerência política e trabalho digno. Para isso temos que conhecer a fundo os nossos candidatos. Perguntar, pesquisar, conhecer, ouvir e discernir quem está conforme os valores que a nossa Igreja Católica tanto prega.

Já fiz a minha escolha pessoal baseada na minha opinião e naquilo que acredito. Ninguém é obrigado a seguir a minha escolha, mas peço a todos que não vote sem está sabendo o que faz.

Votar não é um jogo de sorte onde pegamos qualquer número e esperamos ganhar um bom prêmio depois. O resultado, com certeza, será catastrófico para o nosso País, para as nossas Famílias e para a nossa Igreja.

Como cidadãos, temos que assumir o nosso posicionamento político e dizer para esses candidatos oportunistas que não somos mais ingênuos. temos que mudar o nosso país, mas para isso temos que nos comprometer e muita vezes dar a cara a tapa para gente do nosso próprio meio.

Povo católico, evangélico, espírita temos que botar gente que lute pelos princípios cristãos. Não podemos mais ficar de braços cruzados!

Neste domingo eu vou votar com a certeza de que busquei fazer a coisa certa, agora só Deus e o tempo vai confirmar isso.

Deus nos guie e nos abençoe neste pleito!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Na companhia dos Anjos...

Sempre agradeço a Deus pelos anjos que Ele tem colocado em minha. Amigos verdadeiros, de fé, de força e de união que me ajudam a seguir o caminho traçado pelo Senhor.

Esses anjos de carne e osso que acreditam, lutam e torcem por mim. Que me levantam quando caio. Que me empurram quando quero parar. Que me puxam quando estou emperrado.

Amigos de esoerança, de coragem, de amor os quais guardo com muito carinho em meu coração. Pessoas abençoadas que, do seu jeito, me ensinam a viver. Gente que Deus providenciou para me fazer ser aquilo que Ele quer.

Anjos que acreditam em mim quando ninguém acredita, que me ama quando ninguém mais me quer, que me dão força quando todos me abandonam e que se aproximaram de mim quando nada tinha para dar.

Binho Lins, Haroldo Mota, Thiba Fernandes, Taty Psico, Eraldo Mattos, Guilherme de Sá, Pe Roberto, Pe Marcelo, Léo Gangana, Junior Moreno, Clarissa Rocha, Evanise Andrade, Reginaldo Cavalcanti, Thiago Bunzen, Dom de Resgate, Ministério Santo Antônio, Anjos de Resgate e Rosa de Saron são anjos em minha vida.

Louvado seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Posicionamento da CNBB com relação as próximas eleições.

Constantes interpelações têm chegado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB a respeito de seu posicionamento em relação às eleições do próximo dia 3 de outubro.

Falam em nome da CNBB somente a Assembléia Geral, o Conselho Permanente e a Presidência. O único pronunciamento oficial da CNBB sobre as eleições/2010 é a Declaração sobre o Momento Político Nacional, aprovada pela 48ª Assembléia Geral da CNBB, deste ano, cujo conteúdo permanece como orientação neste momento de expressão do exercício da cidadania em nosso País.

Nessa Declaração, a CNBB, em consonância com sua missão histórica, mantém a tradição de apresentar princípios éticos, morais e cristãos fundamentais para ajudar os eleitores no discernimento do seu voto visando à consolidação da democracia entre nós.

Reafirmamos, portanto, o que diz a Declaração: "A campanha eleitoral é oportunidade para empenho de todos na reflexão sobre o que precisa ser levado adiante com responsabilidade e o que deve ser modificado, em vista de um Projeto Nacional com participação popular.

Por isso, incentivamos a que todos participem e expressem, através do voto ético, esclarecido e consciente, a sua cidadania nas próximas eleições, superando possíveis desencantos com a política, procurando eleger pessoas comprometidas com o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana. Em particular, encorajamos os leigos e as leigas da nossa Igreja a que assumam ativamente seu papel de cidadãos colaborando na construção de um País melhor para todos.

Confiando na intercessão de Nossa Senhora Aparecida, invocamos as bênçãos de Deus para todo o Povo Brasileiro".
Brasília, 16 de setembro de 2010

P. nº 0762/10
Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana - MG
Presidente da CNBB

Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus
Vice-Presidente da CNBB

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB

Fonte: http://www.arquidioceseolindarecife.org.br/noticias8.htm

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Igarassu celebra seus padroeiros São Cosme e São Damião

Começa amanhã (17) e segue até o próximo dia 27, as festividades dos santos Cosme e Damião, padroeiros da cidade de Igarassu. O tema da festa será: "São Cosme e São Damião exemplos de fidelidade ao Senhor Jesus Cristo". Este ano, o município também comemora, 475 anos de fundação da paróquia dedicada aos santos, considerada a igreja mais antiga do Brasil.

A abertura do evento será feita com a procissão da bandeira que carrega a imagem dos santos, às 18h30. Em seguida, haverá a celebração de uma missa. Durante os dez dias de festividades haverá missas, às 19h, e logo depois shows católicos, em frente à igreja.

A grande atração deste ano será a apresentação da banda Anjos de Resgate. O grupo fará um show gratuito, no dia 23, às 20h30. Eles apresentarão as músicas do último cd gravado ao vivo em Brasília. A banda já vendeu quase um milhão de cópias e conquistou 5 discos de ouro, 2 discos de platina e o primeiro DVD de ouro da história da música católica.

Na segunda-feira, 27, dia em que se celebra de fato a memória dos santos Cosme e Damião, as comemorações começam às 5h. À tarde, serão expostas as relíquias dos santos. Às 16h30, religiosos e fiéis saem em procissão pelas principais ruas da cidade. Às 18h, uma missa presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, encerra as festividades.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Entrevista com Eraldo Mattos

Um dos maiores nomes da música católica. Não só por ser baixista dos Anjos de Resgate e pelo seu trabalho em sua gravadora, a Codimuc. Mas acima de tudo pela responsabilidade e fidelidade com a qual vive a sua vocação. Eraldo Mattos em uma super entrevista ao blog nos conta sobre a sua trajetória como “gravadora” e amigo do Rosa de Saron.

Rosonautas: Eraldo, conte-nos um pouco sobre a história da Codimuc e como foi a entrada da banda Rosa de Saron para o cast da gravadora.

A entrada do Rosa de Saron na Codimuc foi muito legal. Nós estávamos em um momento muito difícil da música católica onde as bandas e ninguém tinha dinheiro para gravar, eu como estúdio também não chegaria muito longe e a inspiração foi montar um consórcio de gravação. O cara pagava o consórcio em umas 10 vezes e gravava, e um dos caras que estava nisso aí era o Eduardo Faro, que é o Duzinho. E a gravação do Rosa foi justamente pelo consórcio que a gente tinha na época e quando o disco tava ficando pronto, eu não distribuía discos, era só estúdio mesmo, a gente tentou juntar com um pessoal que estava querendo montar uma distribuidora e não foi muito boa a experiência. Então no fim das contas eu disse “oh, o chamado veio pra gente montar a distribuidora e tal” e assumimos eu e minha esposa, nós tiramos um dinheirinho que tínhamos na poupança, tinha o consultório dela que dava um pouco de dinheiro e montamos a distribuidora, e o Rosa entrou junto com a gente.

Rosonautas: Na década de 90, além do Rosa de Saron, você junto ao Boy, Adilson Sabará e outros músicos que formavam o Cristoatividade, alavancaram o cenário do rock católico. Como foi a sua experiência como músico evangelizando através do rock?

A opção não foi muita minha não, a opção foi de Deus. Deus quando mostra um caminho você ou entra nele, ou não entra. Ele abriu uma porta e a porta que tinha era o Rock e não tinha o que escolher, era assumir ou não. Não fui eu quem disse “pô, vou gravar rock porque eu gosto”, não teve isso aí, abriu-se uma porta e eu entrei por ela. E sempre falei no Cristoatividade que se um dia Deus me chamar pra tocar qualquer outro tipo de coisa eu vou, tanto é que hoje eu estou no Anjos de Resgate e pode ser que amanhã eu esteja tocando reggae, sei lá, mas eu vou atrás do chamado de Deus.

Rosonautas: Faça uma avaliação do rock católico e suas vertentes naquela época e nos dias de hoje. Ainda há muito preconceito como havia antes ou melhorou?

O preconceito maior é dos rockeiros. Ele tem que respeitar aquilo que existe. A igreja existe antes do rock, então o cara chegar e preparar uma missa de rock não existe. É igual a preparar uma missa de cura, não existe pois toda missa é de cura. E toda missa tem cânticos de liturgia e que devem ser respeitadas. Agora, você vem com um formato e achar que toda a Igreja vai aceitar, não. O mais legal da Igreja é a pluralidade, Ela aceita rock, aceita reggae, aceita o canto gregoriano, aceita “tudo”, só que cada um tem o seu lugar. O cara do rock não pode querer ocupar o lugar do canto gregoriano. Existe espaço, existe público, mas não adianta querer ocupar um espaço que não é seu, aí existe um erro e deve ser repensado. Mas a gente evolui muito, não só com o Cristoatividade e com o Rosa de Saron, mas com tudo que passou aí de novos sons pela Igreja.

Rosonautas: Além de apostar como músico no rock católico, você apostou também como diretor de uma gravadora. Qual foi o motivo que o levou a escolher o rock e tantos outros ritmos para ser parte do trabalho da Codimuc?

O motivo veio do Céu. Não foi uma coisa nossa dizer que íamos ser diferentes, que seria a gravadora de música católica de qualidade, não! Aconteceu. Por exemplo, quando foram lançadas as músicas eletrônicas, a gente tinha o Bortolato que tocava no Rosa de Saron, ele era um peixe totalmente fora d’água no Rosa, o que ele curtia era som eletrônico e conversou comigo e fizemos o primeiro CD de Dance da Igreja. O CD de samba, já tinha a banda Exodus, mas o Jurandir Mello já tinha sido da comissão de frente da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel, o cara tinha tudo a ver com samba, era compositor e então gravamos o Orasamba. E foi assim com tudo de diferente que nós gravamos, tudo teve uma história, teve uma raiz e uma inspiração.

Rosonautas: A que você atribui estes 20 anos do Rosa de Saron?

Em primeiro à maturidade do grupo e à amizade. Eles sempre foram muito amigos, tanto na época do Tchelão como hoje com o Guilherme. Por exemplo o Duzinho, o Lerão, o Tchelão, o Grevão e tal, eles sempre foram muito amigos independente de banda. É muito legal isto aí, um ministério não é composto de gente que tem uma obrigação, e sim de gente que vive uma vida. O Rosa conseguiu persistir porque primeiro foi muito amigo, e em relação à gravadora também rolou isso aí, a gente sempre foi muito amigo, então muito mais do que uma relação de gravadora nós temos uma relação de amizade. Eu sou padrinho do Lerão, do Tchelão que já saiu, isso quer dizer que fica uma marca que é muito além do que simplesmente música ou simplesmente religião. Acho que o Rosa de Saron foi um grupo sempre muito fiel, fiel às amizades, às parcerias... e eu atribuo estes 20 anos exatamente a isso: Fidelidade e Amizade.

Rosonautas: Um dos grandes sucessos da banda, que se perpetua desde a época do Tchelão até agora com o Guilherme é a música Sangria. Como é ver esta música de sua autoria quebrando a barreira do tempo e sendo sucesso absoluto até hoje?

Sangria foi uma experiência pessoal. Eu tive duas experiências muito fortes com a música Sangria. Ela nasceu de uma maneira muito besta, vamos dizer que você leva o violão pro “banheiro” e vai saindo a música. Então a base dela foi nascendo sem sabermos se tinha pé ou cabeça, tanto que na segunda parte da música tem uma linha a menos do que a primeira parte. A gente tinha isso aí ensaiado,e quando estávamos no Hallel de Franca, estava em baixo do palco e tive uma experiência muito forte com Deus, e veio a letra toda e me senti abraçado ao corpo de Jesus crucificado, naquela época eu era cabeludo, e eu senti o sangue de Jesus correr pelas minhas costas, daí o nome Sangria. Eu me senti banhado no sangue de Jesus, foi uma experiência interior, uma experiência minha, não aconteceu de fato, mas foi muito forte e por isso a música tem algo nela que é além do que podemos imaginar e ficou aí como o hino do rockeiros católicos.

Rosonautas: O Rosa de Saron sempre foi uma banda que quebrou paradigmas. Durante todo este tempo foi capaz de nos apresentar um trabalho rico espiritualmente e também artisticamente, inovando sempre nos seus encartes, nas suas gravações, arranjos, etc. Hoje, o slogan da Codimuc é Música Católica de Qualidade. É notório também toda essa dedicação artística e espiritual por parte da gravadora. Fale um pouco sobre essa relação entre o artístico e o espiritual.

O Rosa de Saron mostrou um lado muito interessante da espiritualidade da música católica. Assumiram uma personalidade e isso foi legal, e hoje o Rosa tem uma personalidade definida. Quem viu o Rosa de Saron no terceiro Hallel de Franca por exemplo, achava que era o Katsbarnea (uma banda gospel) que tava no palco. A evolução da personalidade foi muito legal. Às vezes em vejo um ministério de música que parece um pastor, parece um cara que vejo em qualquer TV católica, não tem autenticidade, não tem personalidade, é muito plágio. Eu acho que às vezes começar copiando pode ser interessante, mas você tem que buscar algo pessoal. E o Rosa conseguiu fazer isso, eles buscaram uma maneira da espiritualidade deles, E é baseado em que? É baseado no tempo que eles tocaram em grupos de oração, em missas, é baseado no tempo em que eles tocavam em show imitando não sei o que, é baseado em quando saiu o Tchelão... é toda uma história e hoje eles têm uma realidade. Se esta espiritualidade serve para outro ou não eu não sei, mas que serve para eles serve, e isto é o mais importante para banda e para gente.

Rosonautas: E como fã, e representando muitos fãs também, não poderia deixar de perguntar a respeito do DVD Rosa de Saron Acústico - Ao Vivo. Como foi a experiência dessa gravação e o que você espera deste trabalho?

Foi uma conquista. Tanto da banda quanto da gravadora. Todos nós passamos por situações ímpares de vida. Foi duro, foi uma loucura e até o último momento parecia que era uma batalha monstro, todo mundo lutou, todo mundo se empenhou e o mais bacana foi ter acontecido e com certeza será uma revolução da música católica. Eu duvido que a música católica não mude a partir do DVD do Rosa. É uma mudança de paradigma, e nós poderemos falar em DVD’s e em música católica antes e depois do DVD Rosa de Saron Acústico – Ao vivo. E se Deus quiser em julho o DVD já estará chegando às lojas e espero que o público católico conquiste o espaço que está preparado para nós e que a gente não toma posse.

Rosonautas: Deixe seu recado para toda a galera que acompanha o blog e o Rosa de Saron de maneira especial.

Deus abençoe muito vocês e parabéns pela “devoção” ao Rosa de Saron. Em todo show do Anjos de Resgate em mostro aquele DVD dos 15 anos da Codimuc e cito todos os artistas que tem, e pra mim é muito legal que quando eu falo “Rosa de Saron” a galera grita. Então meus parabéns por tudo o que vocês sonham juntos. Acredite, a banda sonha com vocês e a Codimuc também sonha e realizada junto com vocês.

Fonte: Blog do Rosa de Saron

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Meu voto é de Fé e Compromisso

Apesar de ter aversão política, há um tempo atrás resolvi trabalhar na campanha de uma pessoa, que se dizia ser de fé e estar comprometido com as coisas de Deus.

Doei-me de corpo e alma a este projeto que conquistou o segundo lugar em votação para vereador em Olinda. Para minha tristeza e decepção, este político de cristão não tinha nada. O poder subiu a cabeça e não cumpriu com sua promessas para com o povo que o elegeu e para quem o colocou lá no plenário. Por isso havia decidido não mais trabalhar para político nenhum e votar apenas naquele que Deus colocava em meu coração.

Devido a minha liderança com os jovens e popularidade na igreja e fora dela, sempre fui procurado pelos oportunistas de plantão. Por aqueles que nos olham pelo número de votos que podemos conseguir. Gente que se veste de cordeiro, mas são lobos que devoram a nossa fé em Deus e na política.

Como cristão resolvi votar em quem tem uma história política comprometida com a vida. Alguém que dá testemunho de fé e temor a Deus. Mas, jamais trabalhar como antes, pois havia uma grande mágoa com a política hipócrita que vemos todos os dias nos noticiários.

Mas nesta semana fiquei conhecendo um trabalho sério realizado pelos leigos da igreja católica, apoiado pela nossa arquidiocese, pelos grupos carismáticos e pelas comunidades católicas. Um instrumento de avalia e acompanha a vida dos políticos católicos em conformidade com a doutrina cristã.

Percebi ai que Deus havia me chamado para trabalhar em prol da vida, em defesa da nossa amada Igreja Católica e em colocar gente verdadeiramente de Fé e comprometida com Deus neste congresso tão desgastado.

Resolvi aderir e lutar pelo Ministério de Fé e Política, que independente de partido, olha o homem e sua política cristã. Acredito que assim poderemos mudar a nossa política e o nosso país. Podemos ter a esperança de um futuro melhor para todos, de salvaguardar nossa doutrina católica e ter liberdade de culto ao Nosso Deus.

Hoje passei a confiar apenas naquele que é sempre fiel: Nosso Senhor. Meu voto é de Josenildo Sinésio (1340), para deputado federal e Terezinha Nunes (45123), para deputada estadual.

Pense nisso você também e se torne ativista da Fé e da Vida. Pois não podemos cruzar nossos braços e deixar gente corrupta mandar neste país que é de Santa Cruz.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Fernando de Noronha realiza a 242ª Festa de Nossa Senhora dos Remédios

O arquipélago de Fernando de Noronha celebrou entre os dias 20 e 29 de agosto a 242ª Festa de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira da ilha. Os fiéis refletiram o tema "Maria: um exemplo de serviço a Deus e à humanidade".

Durante o novenário houve o Terço Meditado com citações bíblicas e eclesiais sobre os mistérios da vida de Jesus e de Maria Santíssima, além da Celebração Eucarística realizada diariamente nas casas das famílias, em bairros da Ilha.

Já no domingo (29), dia dedicado a Nossa Senhora dos Remédios, os católicos participaram da procissão luminosa com o andor da padroeira, que saiu da Escola Arquipélago e seguiu até a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. O vigário-geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, monsenhor Lino Duarte, presidiu a Missa de encerramento.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Entidades promovem a 16ª edição do Grito dos Excluídos

"Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas para construir um projeto popular". Este é o lema da 16ª edição do Grito dos Excluídos que acontece em todo país, no próximo dia 7 de setembro. Aqui no Recife, a concentração será, às 8h, na Praça Osvaldo Cruz, bairro da Boa Vista. Às 10h, os manifestantes sairão em passeata até o Pátio do Carmo, no bairro de São José.

Para esta edição o Grito terá duas novidades. A primeira será a participação do arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, que fará o discurso de abertura. A outra, será a disponibilização de urnas para o Plebiscito Popular pelo limite da propriedade da terra, esta iniciativa é do Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo.

O evento tem a colaboração de diversas entidades e movimentos sociais como: a Comissão Pastoral da Terra (CPT), Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), entre outros. Este ano, dois trios elétricos acompanharão os manifestantes durante todo o percurso, que também serão usados para os discursos dos representantes dos movimentos.

A Arquidiocese em parceria com o Metrorec vai disponibilizar mil bilhetes gratuitos para 18 paróquias de Recife, Jaboatão e Camaragibe, que são atendidas pelo metrô. A entrega dos bilhetes será feita na próxima sexta, 3.

Histórico - O Grito teve origem no Setor Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), como uma forma de dar continuidade à reflexão da Campanha da Fraternidade de 1995, cujo lema - Eras tu, Senhor - abordava o tema Fraternidade e Excluídos. A mobilização tem como objetivo, transformar as comemorações passivas que ocorrem no Dia da Independência do Brasil, em um momento de cidadania consciente e ativa por parte da população. Hoje, a manifestação tem o apoio e a participação de diversas organizações da sociedade civil.