sexta-feira, 30 de abril de 2010

Gente que só nos fazem bem…

Existem pessoas que entram em nossa vida para nos levantar, para nos empurrar ao bem viver e para nos ver vitoriosos. Elas sempre acreditam na gente, permanecem firmes no seu carinho e atraem mais pessoas de bem para nossa história.

É gente que nos coloca para cima, se alegram com nossas alegrias e nos acolhem em nossas tristezas. Sempre tem um abraço sincero, palavras reconfortantes e atitudes solidárias.

Pessoas assim a gente guarda como tesouro inestimável, luta e morre por elas. Estas são pedras preciosas colhidas em meio as águas revoltas que insistem em nos tirar do caminho. São riquezas que não têm preço. São coisas que Deus não dá para qualquer um…

Eu sou feliz por ter pessoas que enriquecem minha vida, preenche minha alma e purificam meus pensamentos e atitudes.

Insisto em dizer que pessoas assim só podem ser anjos que Deus coloca em nossa vida para nos proteger, nos ensinar e nos acolher.

Obrigado Senhor por todas as pessoas que fazem parte da minha história!

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Amigos são coisas pra se guardar…

Eu sempre me surpreendo quando estou na companhia de Binho e Paloma. Sempre sou recebido com carinho e dedicação. Nunca brigamos, jamais magoamos um ao outro e sempre trocamos sentimentos bons.

Uma amizade assim só pode vir de Deus! É algo inexplicável e mesmo que utilizasse muitas palavras não seria suficiente para entender o sentido e o valor dessa grande amizade.

Amigos para sempre. Na dor e no amor. Nos dias quentes e frios. Seja noite ou dia. Na riqueza ou na pobreza. No sucesso e na derrota.

Quando Deus une duas ou mais pessoas nada e ninguém consegue separar. Nem o tempo e nem as coisas. Nem nossas limitações e nem nossos erros. O amor é puro porque vem de Deus. Sem cobranças, sem retorno e de graça!

Amo por demais e agradeço ao Pai por me dar pessoas tão especiais embora não mereça! Deus abençoe sempre nossa grande amizade, Binho e Paloma!

terça-feira, 27 de abril de 2010

Deus sempre nos surpreende!

Neste fim de semana vivi momentos especiais na minha vida compartilhados com grandes amigos e verdadeiros anjos de Deus.

O que vai ficar marcado para sempre no meu coração foi o momento em que Eraldo Matos convida a mim e Binho Lins para cantar Estou Aqui.

Para mim foi uma grande e grata surpresa pois amo por demais esta banda e esta música. Valeu ai Eraldo pelo carinho e oportunidade. Deus abençoe esses Anjos de Resgate!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

CNBB lamenta tragédia no Rio e apoia campanha em favor das vítimas

O secretário geral da CNBB e bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ), dom Dimas Lara Barbosa, escreveu uma nota sexta-feira, 9, na qual ele manifesta, em nome da Conferência dos Bispos, a "consternação da CNBB e profunda dor, pela tragédia causada pelas chuvas que castigam o Estado do Rio de Janeiro".

Ainda no texto, a CNBB convida todos à união em prol de uma rede de solidariedade em favor das vítimas do estado lançada pelas arquidioceses do Rio e Niterói. A CNBB "conclama, especialmente, as comunidades a fazerem sua doação na conta bancária da Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro [...]".

Leia nota na íntegra:

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB acompanha, consternada e com profunda dor, a tragédia causada pelas chuvas que castigaram o Estado do Rio de Janeiro, nestes últimos dias, deixando o triste saldo de milhares de desabrigados e centenas de mortos. Reputamos como irreparáveis a dor e o sofrimento dos que perderam familiares, amigos, casa e os bens que lhes permitiam viver com dignidade.

A compaixão, manifestada nos incontáveis gestos da solidariedade que nascem espontaneamente do povo brasileiro, há de ser um remédio a amenizar a dor e animar a esperança dos que foram mais diretamente atingidos por esta calamidade sem precedentes no Estado Fluminense.

Unindo-se a esta rede de solidariedade, a CNBB manifesta seu apoio às Campanhas lançadas pelas Arquidioceses do Rio de Janeiro e de Niterói em favor das vítimas. Conclama, especialmente, as comunidades a fazerem sua doação na conta bancária da Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro, no banco Bradesco, Agência 0814-1, C/C: 48500-4, ou encaminharem sua contribuição aos locais disponibilizados pela Arquidiocese de Niteroi: Paroquias São Lourenço (Ponto Cem Réis) e de Nossa Senhora Auxiliadora (Salesiano - Santa Rosa)

Junto com nossa doação, intensifiquemos também nossa oração suplicando a Deus que conforte e console o coração de todos que, neste momento, por causa da dor, são desafiados em sua fé e em sua esperança. Alente-nos, especialmente, a palavra do Cristo Ressuscitado: "Tende confiança, eu venci o mundo!" (Jo 16,33).

Brasília, 8 de abril de 2010

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Palavra do Pastor: aborto e pedofilia.

Dom Antônio Fernando Saburido, OSB

Arcebispo de Olinda e Recife

Dois assuntos polêmicos têm aparecido na mídia nos últimos dias: aborto e pedofilia na Igreja. Aborto, por conta da menina de 10 anos, grávida do seu padrasto que, há dois anos, vinha mantendo relações sexuais com a criança. Pedofilia, devido aos escândalos internacionais e nacionais que têm sido vastamente publicados nos últimos meses.

Com relação ao primeiro caso, que também é conseqüência de pedofilia, é do conhecimento de todos a posição da Igreja que, em hipótese alguma, aceita o aborto, posição esta com o que estou de acordo plena e incondicionalmente. Em nosso país, é legalmente permitido o aborto em casos específicos. A Igreja não concorda com essa Lei, pois vai de encontro à suprema Lei de Deus, que é o autor da vida e somente a Ele cabe tirá-la.

Fui, insistentemente, procurado pela imprensa local, para falar sobre o pensamento da Igreja, no caso da menina de Jaboatão dos Guararapes, grávida aos 10 anos de idade. Como Bispo, expressei então o meu pensamento em defesa da vida, não admitindo o aborto, em nenhuma circunstância. No caso específico desta criança, a gravidez poderia ter sido levada adiante, com os devidos cuidados médicos, até o momento do parto cesariano, no esforço de preservar a vida do bebê e da mãe. Certamente, não faltaria família que adotasse a criança, caso a avó e a mãe assim desejassem. Lamentei, profundamente, o desfecho do caso, vez que contraria os princípios cristãos.

Quanto à questão da presença da pedofilia na Igreja, parece até que está havendo uma orquestração com o intuito de manchar a imagem de uma milenar instituição de grande confiança popular. É claro que nos envergonham os fatos vindos à tona, mesmo sendo, a maioria deles, "requentados" como dizia nosso irmão Frei Aloísio Fragoso, em artigo publicado recentemente.

A pedofilia na Igreja, uma vez comprovada, deverá ser combatida com urgência e determinação para evitar maiores prejuízos. O que não se admite é querer colocar como causa o celibato religioso e sacerdotal, exigido pela Igreja para os que se consagram. O celibato é uma vocação, dom de Deus, assumido espontaneamente para que haja total disponibilidade para o serviço do Reino. Não é a Igreja que acolhe pedófilos. Estas pessoas com disfunções psicológicas, muitas vezes, ingressam na Igreja e, no celibato, tentam encobrir suas tendências e maus hábitos.

É sabido que apenas 0,6% do total dos padres, em todo o mundo, estão envolvidos em problemas desta natureza. É preciso render graças a Deus pela grande maioria de Presbíteros que edificam a Igreja por uma vida santa.

Por outro lado, é necessário entender que este problema não está apenas na Igreja Católica. É um problema social muito grave que se encontra em todas as esferas da sociedade. Com isto, não desejamos absolutamente amenizar nossa culpa. Os Padres são líderes espirituais e, como tais, deveriam dar o bom exemplo e não escandalizar.

É lamentável, sobretudo, a pressão que tem sido feita à pessoa do Santo Padre, acusando-o de acobertar casos de pedofilia, quando Arcebispo na Alemanha ou Presidente da Congregação da Doutrina da Fé em Roma. Exatamente Bento XVI, que tem demonstrado grande sensibilidade para estas questões, escrevendo orientações para as Igrejas em todo o mundo ou dialogando e indo ao encontro das mais envolvidas, como Estados Unidos e Irlanda.

A Igreja tem passado, ao longo da história, por muitas tribulações e esta não será a última. Ela é formada por homens e mulheres cheios de virtudes e também de pecados. Acima de tudo, porém, está a graça de Deus que a guia pela ação do Espírito Santo. É preciso, então, levantar a cabeça e seguir adiante, esforçando-se para corrigir os erros e crescer na santidade, dom mais precioso de Deus, que recebemos no Batismo.

Recife, 14 de abril de 2010.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Paulo Dêerre: um novo ministério tá surgindo…

Até o início das gravações do Disco Gratidão ainda não tinha acordado para o que Deus queria de mim para este ano. A medida que as músicas iam se moldando fui percebendo que algo bem maior estava para acontecer em minha vida.

A beleza e a espiritualidade de cada canção foram colocando no meu coração que Deus estava me confiando um novo ministério e fui me convencendo de que isso era tudo que Ele queria para mim, nesta nova fase de minha vida.

Conversei muito com Deus e consultei amigos, religiosos e familiares e, enfim, decidi investir pesado nesta nova missão: o ministério Paulo Dêerre.

Estou ciente de que a luta será árdua e precisará de toda minha atenção. O nível deste trabalho está exigindo muito mais de mim como intérprete e ministro de Deus. A todos que tiveram a oportunidade de ouvi-lo são unânimes em dizer que era o que estávamos precisando nesse momento.

Agora que tudo ficou mais claro para mim, posso seguir adiante e sem medo, pois Deus está à frente de tudo. Espero o apoio de todos neste ministério que hoje assumo para sempre na minha vida.

Peço que todos orem por esse ministério! Deus abençoe a todos!

terça-feira, 13 de abril de 2010

As dificuldades não são obstáculos, mas sim trampolins…

As pequenas adversidades costumam mexer muito com a minha tranqüilidade, mas com o tempo fui percebendo que as dificuldades servem para superar nossas limitações, ampliar o horizonte e fortalecer a alma.

Apesar de ainda não saber lidar bem com isso, permaneço na esperança de que Deus é bom e fiel e, por isso, jamais me deixará na contramão.

Também vi que depois de certo tempo a Paz sempre retorna ao meu coração. Mas não consigo entender por que ainda não consigo administrar esses momentos adversos em minha vida.

Acho que falta muita coisa ainda que aprender. Talvez porque sou tão teimoso, arredio e de pouca fé.

Pelo menos fico tranquilo em crer apenas no Deus que sempre acreditou em mim e que não se cansa de me ensinar a viver.

Obrigado Pai!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

A vida é um aprendizado diário.

A missa deste domingo me fez viver a misericórdia de Deus e lembrar de um fato passado.

Um dia conversando com uma senhora da minha paróquia fui indagado sobre o perdão. Ela me dizia que era uma pessoa temente a Deus e cumpria as regras da Igreja, mas sua vida era muito atribulada. Tinha muitas pessoas das quais não conseguia esquecer as mágoas e sua vida estava um caos.

Perguntei a ela se rezava o Pai-Nosso e me confirmou dizendo que fazia todos os dias. Então disse a ela que quando falamos, nesta oração, para Deus perdoar nossos pecados assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido é o mesmo que dizer, Senhor só me perdoa se eu perdoar os outros.

Daí a necessidade de termos misericórdia com os outros para obtermos a graça do perdão para nós mesmos. Lembrei disso porque o Padre Marcos falou exatamente isso na homilia deste domingo.

Depois desta conversa não vi mais essa senhora, mas acredito que ainda hoje temos muito que aprender sobre a misericórdia.

Vamos lembrar disto todas as vezes que rezarmos o Pai-Nosso de cada dia.

sábado, 10 de abril de 2010

Nadando contra a correnteza

Experimentamos, na vida, todos os tipos de sensações e provações. Trilhamos caminhos que ora são acolhedores, ora, profundamente dolorosos. Ritualizamos momentos. Celebramos aniversário, formatura, novo emprego, prêmios, aprovações em concursos, defesas de teses, casamento. De outro lado, separações, mortes, demissões, injustiças, inveja, mentiras. O riso ou as lágrimas convivem conosco. A euforia e o desânimo também. E, assim, vamos nos construindo, nos educando.

No processo de crescimento, os exemplos de vida nos ajudam a melhorar a nossa disposição para a própria vida. A vida que passa muito rapidamente, ou não, nos dizeres de Cora Coralina:

Não sei… Se a vida é curta

Ou longa demais pra nós,

Mas sei que nada do que vivemos

Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.

A educação depende da capacidade que temos de tocar o coração das pessoas. E isso se dá de muitas maneiras. Uma delas ocorre quando apresentamos modelos de vida. Não modelos perfeitos, mas pessoas que se notabilizaram por vencer os obstáculos e perseguir a meta.

A biografia de Gabrielle Chanel ou Coco Chanel mostra a saga de uma menina que tendo a mãe morta é deixada no orfanato pelo pai. Quando este parte, ela olha pela porta semiaberta desejosa de que ele olhe pelo menos mais uma vez para trás. Ele não olha e nunca volta para buscá-la. E ela, ritualmente, se arrumava todos os domingos para a tão esperada visita. Sofreu muito a menina. Sofreu muito a mulher. Sofreu muito a madura Chanel para reerguer-se depois da guerra. Certa vez, ela confessou: “A força se constrói com fracassos, não com sucessos”.

A vida de Nelson Mandela é um tesouro para a educação. Sua fé na justiça, apesar das injustiças. Sua perseverança na liberdade, apesar da prisão. Seu sonho de construir uma nação em que a cor da pele não desse o tom do respeito. Usou de todas as forças possíveis para que o seu povo celebrasse o sonho antevisto por Luther King, outro referencial.

"Eu tenho um sonho que um dia minhas quatro crianças viverão em uma nação onde não serão julgadas pela cor de sua pele, mas sim pelo conteúdo de seu caráter", declarou este último.

Quando apresentamos biografias aos nossos alunos, permitimos que percebam, com mais cuidado, a riqueza da vida talhada em momentos mais fáceis e em momentos mais difíceis. Mostrar o sucesso apenas é desconsiderar os muitos fracassos que haverão de viver os nossos aprendizes. Preparar para o fracasso parece um paradoxo para quem se prepara para a vida. Mas não é. Quantos fracassos viveram Chanel ou Mandela? Mas persistiram porque foram talhados para a luta. Em um mundo cheio de competições, em que as pessoas acabam sendo descartadas sem muita cerimônia, em que os empregos não são definitivos, educar para a adversidade faz parte do escopo essencial da relação de ensino e aprendizagem.

Sempre defendi que humanizássemos os autores para que a literatura fosse mais sedutora. Quem conhece a biografia de Machado de Assis contempla sua obra com mais entusiasmo. Quem sofre com Castro Alves as dores da ausência da liberdade contempla como o mesmo olhar de pássaro a nau composta de escravos e a dor com que o poeta clama aos céus.

A literatura dialoga com a história que dialoga com a vida. As ciências também tratam da vida como a geografia. As novas línguas que aprendemos abrem janelas para outras possibilidades. É tudo real. O conhecimento e a aprendizagem acontecem como a vida acontece. E libertam com o poder de tirar dos porões o oprimido; era esse o sonho de Paulo Freire.

Os educadores têm de ter em mente esse desafio, apresentar vidas para que as vidas dos aprendizes tenham ainda mais significado. Há um filme, recentemente lançado, “Sempre ao seu lado” que começa em uma sala de aula em que os alunos têm de contar a história de um grande herói. E um menino começa a falar do cachorro do seu avô. E o relato vai emocionando a sala porque há algo de fascinante na fidelidade do cachorro. Sua espera. O dono, um professor de música, nunca mais haveria de voltar. Mas o seu ofício era o de esperar. E as pessoas iam aprendendo com a “sabedoria” canina. E compreendendo o seu desejo de liberdade e de ternura a quem ele escolheu para servir.

Há heróis anônimos. E certamente os alunos conhecem alguns deles. Essa é uma experiência que vale a pena. Misturar biografias conhecidas com histórias do quarteirão. Vidas sempre têm importância. Algumas conseguem notoriedade, outras mudam mundos em um cantinho qualquer do mundo. Esse é o antídoto que temos contra a destruição dos valores humanos. É nadando contra a correnteza que fortalecemos os nossos músculos morais e temperamos nosso caráter com dignidade e ternura. Nós, educadores, podemos fazer a diferença. Vale a pena experimentar…

Gabriel Chalita
http://blog.cancaonova.com/gabrielchalita/

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Vítimas do descaso humano!

Olhar o sofrimento humano e nada fazer para diminui-lo é não ser humano.

Se ao menos dispensar alguns minutos para pedir a Misericórdia Divina ou estender as suas mãos para pedir o pão, o chão, a compaixão dos que tem para os que nada tem. Isso seria ser humano.

Sair do nosso comodismo social e adentrar na força tarefa de levantar os que estão caídos, cansados, tristes e abatidos. Isso seria super-humano.

Esquecer-se de si mesmo e abandonar-se na causa do outro, sem restrição, sem retorno, sem intenção, sem discriminação. Isso é ser divino.

Sejamos como Cristo, O Deus que não se valeu de sua condição divina para se tornar homem igual a nós. Fazendo do homem um co-criador das obras do Pai. Purificando suas intenções e suas atitudes. Ensinando-o o Amor que ama sem medidas e sem limites.

Para as vítimas do descaso humano Misericórdia, Senhor!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Papa: Cristãos não temam testemunhar a fé

Na última segunda-feira, 5, o papa Bento XVI rezou a oração mariana do Regina Coeli que, neste período pascal, substitui o Ângelus.

O Santo Padre proferiu a oração do balcão central da residência pontifícia de Castel Ganfolfo e convidou os fiéis e peregrinos a pensarem no que Jesus ressuscitado disse aos apóstolos: "Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio" (Jo 20,21); e comunicou-lhes o seu Santo Espírito.

O Papa destacou dizendo: "Assim como Jesus foi o anunciador do amor de Deus Pai, nós também devemos sê-lo, da caridade de Cristo: somos mensageiros de sua ressurreição, de sua vitória sobre o mal e sobre a morte, portadores de seu amor divino. Certamente, permanecemos, por natureza, homens e mulheres, mas recebemos a missão dos 'anjos', mensageiros de Cristo: ela é dada a todos no Batismo e no Crisma. De modo especial, a recebem através do Sacramento da Ordem, os sacerdotes, ministros de Cristo - é bom recordá-lo, neste Ano sacerdotal".

Após a oração do Regina Coeli, o Papa saudou os fiéis e peregrinos em várias línguas, convidando-os a irradiar a alegria da Páscoa e a beleza da esperança cristã.

"Não tenhamos medo de testemunhar que Jesus está vivo e presente entre nós. Que como as mulheres da passagem do Evangelho de hoje, todos nós, especialmente aqueles batizados nesta Páscoa, mantenhamos vivos em nossos corações a nossa surpresa e alegria diante do Senhor ressuscitado", frisou Bento XVI.

"Que o triunfo de Cristo sobre o pecado e a morte preencha suas vidas de alegria e de paz, e os ajude sempre a ser coerentes com sua condição de cristos. Não tenham medo. Cristo ressuscitou e vive entre nós. Sua presença amorosa acompanha o caminho da Igreja e a sustenta em meio às dificuldades. Com esta certeza em seu coração, ofereçam ao mundo um testemunho sereno e corajoso da vida nova que brota do Evangelho" - disse Bento XVI aos fiéis e peregrinos.

Fonte: CNBB

quarta-feira, 7 de abril de 2010

24 HORAS PARA ACABAR COM A CORRUPÇÃO

Dentro de menos de 24 horas o Congresso irá finalmente votar no Projeto de Lei Ficha Limpa.
Nós só temos dois dias para convencê-los de passar esta legislação ousada que irá mudar a política brasileira para sempre!
A Lei Ficha Limpa irá remover das eleições candidatos que cometeram crimes sérios como desvio de verba pública, corrupção, assassinato e tráfico de drogas. Vamos pressionar nossos deputados conseguindo 2 milhões de assinaturas para mostrar que se eles não votarem pela "Ficha Limpa" não votaremos neles! Assine abaixo e depois divulgue para todo mundo:

Prezados Parlamentares,
Nós pedimos vosso apoio ao Projeto de Lei da Ficha Limpa (PLP 518/2009). Contamos com o seu voto por eleições limpas, onde candidatos condenados por crimes graves como assassinato e desvio de verbas públicas se tornem inelegíveis. Nossos votos em outubro dependerão da sua atuação neste momento crucial da política brasileira.

Acesse e assine a petição: http://avaaz.org/ficha

terça-feira, 6 de abril de 2010

Chega de tanta hipocrisia!

“Com os fracos, tornei-me fraco, a fim de ganhar os fracos. Tornei-me tudo para todos, a fim de salvar alguns a qualquer custo.” 1 Cor 9, 22.

Esta passagem bíblica enfatiza a missão do cristão em se lançar na vida de todos, sem distinção, sem preconceitos, sem limites no objetivo de salvar vidas.

Infelizmente vejo muita gente com ótimas intenções mas com pouquíssimas atitudes. Vejo um comodismo generalizado que impede os milagres acontecerem. Vejo vidas ceifadas pelo descaso de alguns que insistem apenas em falar. Escuto palavras bonitas, mas que não surtem efeito, por que não se transformam em atos.

Estou cheio de tantas palavras vãs, de atos desnecessários, de perda de tempo, de hipocrisia e de falsa moral.

Confesso, já perdi muito tempo agindo assim, hoje acordei cansado de ficar de braços cruzados esperando que alguém faça algo de bom. De querer que os outros me acompanhem no resgate da vida. De contar com gente preguiçosa e sem coração.

Chega de ser manipulado por uma sociedade que escraviza o fraco, que se aproveita do pobre e que ridiculariza o nome de Deus.

Agora quero ser apenas alguém que anda ao sabor do vento do Espírito Santo!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Caminhada com Cristo 2010: Tudo de bom!

Este ano não deixei passar em branco este evento que há 12 anos vem levando alegria, graça e fé pelas ruas da cidade do Cabo de Santo Agostinho.

São quatro horas de uma caminhada embalada pela alegria contagiante do Ministério Santo Antônio. Passando por ruas estreitas, subindo e descendo as ladeiras levando uma mensagem de amor a Deus e paz ao mundo.

Passar a Páscoa dessa forma é sempre uma experiência inesquecível e, quando tudo termina, fica a sensação de ter vivido no corpo, na alma e na mente toda alegria da festa da Ressurreição do nosso Salvador, Jesus Cristo.

Obrigado a todos do Ministério Santo Antônio e ao Padre Josivaldo por sempre me receber com carinho e por proporcionar tão bela festa ao nosso Deus. Amo vocês! Deus abençoe a todos!

sábado, 3 de abril de 2010

Páscoa, seu real sentido.

Páscoa (do hebraico Pessach) significa passagem. É uma grande festa cristã para nós, é a maior e a mais importante festa. Reunimo-nos como povo de Deus para celebrarmos a Ressurreição de Jesus Cristo, Sua vitória sobre a morte e Sua passagem transformadora em nossa vida.

O Tempo Pascal compreende cinqüenta dias a partir do domingo da Ressurreição até o domingo de Pentecostes, vividos e celebrados com grande júbilo, como se fosse um só e único dia festivo, como um grande domingo. A Páscoa é o centro do Ano Litúrgico e de toda a vida da Igreja. Celebrá-la é celebrar a obra da redenção humana e da glorificação de Deus que Cristo realizou quando, morrendo, destruiu a morte; e ressuscitando, renovou a nossa vida.

Foi com a intenção de celebrar a Páscoa de Cristo que, desde os primórdios do Cristianismo, os cristãos foram organizando esta bela festa. Mas a partir de muitas propagandas midiáticas e de muitos outros costumes da nossa sociedade, vemos, sem dúvidas, que essa bela intenção foi se perdendo. Para muitos a Páscoa virou sinônimo de um "feriadão" ao lado de muitos outros feriadões, com o único objetivo de quebrar a monotonia da vida; com intenções e modos que não expressam os reais valores e sentidos da grande festa que é a Páscoa.

Em muitas casas, a Páscoa é vivida de forma paganizada e estragada pelas bebidas e orgias desse mundo, sem um mínimo de senso religioso ou moral; ou como um mero folclore, um mero tempo para viajar, comer chocolates e descansar de suas fadigas. Assim, um tempo que nasceu para construir laços familiares e renovar a nossa sociedade com valores perenes, acaba não atingindo o seu objetivo.

As confraternizações, os alimentos específicos e muitos outros costumes são importantes e nos ajudam a celebrar a Páscoa, mas não podem nos desviar do seu principal e essencial sentido. Hoje, temos uma geração que não entende nada do verdadeiro sentido da Páscoa, mas devemos celebrá-la bem – nós que não nos fechamos às suas origens e sabemos que ela é mais do que um "feriadão"; é uma "grande semana" na qual vivenciamos os mistérios da vida de Cristo e os mistérios da nossa própria vida.

Todos nós cristãos devemos, hoje, nos comprometer em nos mantermos fiéis às nossas origens e celebrarmos o sentido original, belo e profundo da nossa maravilhosa festa, que é a celebração da Ressurreição do Senhor. Que nossas boas obras e nossas vozes, em cada canto das nossas cidades, possam levar a alegria do Ressuscitado; sobretudo aos pobres, doentes, distanciados e a todas as pessoas, pois são amadas pelo Pai.

Irradiemos ao nosso redor a esperança e a certeza da presença de Cristo Ressuscitado. Que se encha nosso olhar de luz, como os das mulheres que viram o sepulcro vazio e o Filho de Deus ressuscitado (Mt 28). Que possamos também nós, numa só fé, exclamar como elas “o Senhor Ressuscitou, aleluia”.

Pe Geraldinho - Com. Canção Nova
blog.cancaonova.com/padregeraldinho

sexta-feira, 2 de abril de 2010

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Tríduo Pascal: a grande preparação para a Páscoa.

O Professor Felipe Aquino explica neste vídeo sobre a Semana Santa, o significado das celebrações que acontecem na quinta-feira.