sábado, 30 de janeiro de 2010

O que Olinda tem? Tem fé, arte e alegria…

É no Alto da Sé que se encontra a Igreja de São Salvador do Mundo, construída em 1548. Sua fachada, em estilo colonial renascentista e barroco, e seu interior, rico em trabalhos artísticos, formam um belo conjunto arquitetônico. No local encontra-se o túmulo de Dom Helder Camara.

Neste bairro temos o artesanato olindense presente em cada recanto desta localidade e barracas de comidas típicas, como a tapioca, montadas nas ruas.

Tudo isso embalado pela trilha sonora pernambucana, numa mistura de ritmos que agrada a gregos e troianos, e gente alegre e acolhedora que faz do Alto da Sé o recanto mais vivo de Olinda.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Não se pode amar a Deus sem amar o irmão…

Não consigo enxergar a fé naqueles que professam que amam a Deus mas odeiam seu irmão.

Vejo todos os dias tanta injustiça social, tanta exclusão, tanta marginalização em meio a tanto descaso humano. São vidas que se jogam fora, são almas que são perdidas, são irmãos que nós rejeitamos.

Vejo isso nas famílias, vejo isso nas igrejas, vejo isso nas ruas, vejo isso nas decisões políticas…

Por isso peço a Deus todos os dias para ser menos religioso e mais espiritual. Ser menos egoísta e mais solidário com a dor alheia. Ser menos preguiçoso e mais comprometido com as causas divinas.

Ainda bem que Deus é o Pai e ama a cada um de seus filhos sem distinção alguma, levanta Santos e envia Anjos em nosso favor.

Ainda bem que Jesus é o Salvador que se sacrificou por todos nós, ensinou-nos a amar e a perdoar sem medidas.

Ainda bem que Espírito Santo é o Paráclito que nos defende, que nos cumula de dons e que nos levanta.

Há esperança no mundo!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Deus é fiel…

As vezes pode acontecer de não acordamos bem. Com algo perturbando a nossa paz e tirando o nosso sossego.

Pode até não ter um motivo conhecido, mas ficamos fragilizados e temerosos de não suportar tanto pesar.

Estou aprendendo, depois de apanhar muito, que nesses momentos o melhor a fazer é enfrentar a dor de frente e não aceitar que isto seja o fim. E não adianta perder tempo divagando sobre as causas…

Posso estar no deserto ou no vale Deus sempre me guiará. Não importa o que passe, o que seja, o que sinta, o certo é deixar a fé firme nAquele que jamais falhará.

Pode crer, seu dia não findará sem que Deus aja em seu favor!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Amigos são anjos…

Tem pessoas que são verdadeiros anjos de Deus em nossa vida. Estão sempre conosco, acreditam plenamente em nós e lutam pela nosso sucesso.

Mas estes anjos são bem raros e acontecem de quando em quando, por isso ao menor sinal deles na nossa vida devemos aproveitar bem seu tempo conosco.

O bom é que sempre quando estou a ponto de desabar o Senhor envia um desses para me levantar, para me aconselhar e para me fortalecer.

Embora sempre me queixasse de não ter um pastor na minha vida, percebi nestes últimos dias que Deus sempre enviou um anjo nos momentos mais difíceis.

“A desgraça jamais o atingirá, e praga nenhuma vai chegar à sua tenda, pois ele ordenou aos seus anjos que guardem você em seus caminhos.” (Sl 91, 10).

Obrigado, Senhor, pelos meus amigos anjos!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Eu e os Santos…

“Há criaturas, como a cana, que mesmo postas na moenda, esmagadas de todo, reduzidas a bagaço, só sabem dar doçura…”.

Estas palavras sábias de Dom Helder sempre me alimentam quando estou a ponto de desistir…

Cansado da luta, muitas vezes solitária, pelo dom da vida. Exausto de tanto combater o desamor entre irmãos. Triste por tanto descaso humano. Abalado por tanta hipocrisia social.

Mas Deus, minha única esperança, sempre me fortalece colocando santos do céu e da terra para me levantar e alimentar minha alma com a doçura de seus bons exemplos:

São Francisco de Assis, Gandhi, Dom Helder Camara, Madre Tereza de Calcutá, Papa João Paulo II, Zilda Arns…

Não sei o que seria da minha fé sem estas testemunhas do amor de Deus pelos excluídos, marginalizados e esquecidos de uma sociedade egoísta.

Que todos os santos do céu e da terra nos ajudem!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Para agradar a Deus é preciso cair do cavalo…

São Paulo de Tarso me ensinou com sua história que para agradar a Deus é preciso cair do cavalo.

Quando estamos em cima do cavalo estamos acima dos outros, isto muitas vezes nos remete ao egoísmo, a prepotência e ao fanatismo: coisas que cegam a compreensão da verdade, pertubam a paz e desviam os bons do caminho certo.

Ninguém quer cair, porque significa humilhação, perda de posto e de mando. O chão é o lugar dos excluídos e dos indigentes.

Saulo, que significa ser grande, depois da queda e da conversão passou a se chamar Paulo, que significa ser pequeno.

Para os duros de coração a queda é o momento ideal para a conversão. Mas, o levantar de Deus só acontece se decidirmos abandonar tudo que passou. Deixar as velhas convicções e aceitar os novos designios.

Que o exemplo de São Paulo de Tarso consiga nos derrubar do nosso cavalo para podermos enxergar o que Deus quer de nós.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Entre erros e acertos…

“Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor e, de geração em geração, anunciarei a vossa verdade” (Sl 88,2).

De tantas incertezas e ilusões na minha vida, este salmo veio abrir os meus olhos e preparar o meu coração para a vontade de Deus.

Se cantar é o dom que me deste, não posso guardá-lo só para mim. Se falar do teu Amor é o meu objetivo, não devo perder tempo com as minhas dúvidas. Se devo anunciar as tuas miserícordias, não quero adiar esta graça.

Entre erros e acertos quero levar adiante o teu querer. Mesmo incompreeendido e criticado devo seguir firme no caminho que me preparaste. Embora sozinho enviarás teu anjo para me acompanhar.

Não tenho mais tempo a perder…